sábado, 22 de julho de 2023

Crescendo mais alto através da oração – Parte 1

Qual seria sua reação se um desses dias, durante seu tempo de oração, Deus falasse de volta com você? Você ficaria com medo, aterrorizado, apavorado ou apenas manteria a conversa? 

Alguns de nós pensaríamos que estávamos ficando doidos, ou algo assim. Outros pensariam que era apenas uma brincadeira de um de nossos amigos. Uma coisa é certa, seria muito interessante. Não acha?

A oração é um dos aspectos mais importantes na vida de um cristão. Não há vida cristã sem oração.

Em Colossenses 4:11-13, temos um texto muito importante sobre a oração. Esta é uma carta muito importante do apóstolo Paulo. É uma pequena carta aos Colossenses. Nesta carta ele menciona algumas pessoas que estavam lá, servindo-o e ajudando-o em sua missão.

Entre eles ele menciona Epafras, seu nome significa “Belo”. Ele era um querido conservo, ou escravo. Ele provavelmente foi o fundador da Igrejae ele estava com Paulo na prisão, servindo-o.

“Colossenses 1:7-8 [7] segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, [8] o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.”

Com esta biografia simples e curta, Paulo nos dá uma visão do ministério de oração que deve acontecer na igreja. Com Epafras, aprendemos muitas lições importantes sobre a oração, aqui está a primeira.

1 – ORAR É PARA TODOS NÓS

A primeira lição que aprendemos é que orar é para todos nós. Nesta passagemvamos dar uma olhada no tipo de pessoa que Epaphras era.

Colossenses 4:12-13 [12] Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. [13] E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis.”

A.           Epaphras – Seu nome significa “belo”, mas é um apelido, ou forma curta ou uma contração de Epafrodito, que significa “adorável”. Paulo usa o apelido, e não o título. 

B.            Um de vocês – A segunda coisa que Paulo menciona sobre ele é que ele é um de vocês. Ele é dentre vós. Ou seja, ele não é um ministro, ou apóstolo, ou alguém especial que sabe tudo. Ele também não é alguém de fora; ele é do seu grupo, da sua igreja. Este é um testemunho do sacerdócio universal. Todos devem estar envolvidos na oração.

C.           Escravo de Cristo Jesus – doulos – Escravo – escravo, no NT é uma pessoa que pertence ou é posse de outra – A próxima coisa que Paulo diz sobre Epafras é sobre sua atitude. Ele é escravo de Cristo Jesus. Um escravo é uma pessoa que pertence como uma propriedade. Alguém que não tem direitos. Jesus tem todos os direitos sobre ele.

Como você pode ver, a oração é para todos nós, para nós que somos membros comuns esimples da igreja e seguidores de Cristo.

Não há desculpa para não orarmos e não orarmos uns pelos outros.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: