sábado, 29 de julho de 2023

Crescendo mais alto através da oração – Parte 2

Todos conhecemos, muito bem, a oração de Jabez. Também conhecemos o livro escrito por Bruce Wilkinson com o mesmo título. Um livro lançado em 2000 que vendeu nove milhões de cópias em dois anos. 

Aqui está aquela oração: “1Cronicas 4:10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Em Colossenses 4:11-13, temos uma descrição de uma oração, a oração de Epafras. Na mesma tradição de Jabez, podemos aprender lições importantes neste texto. Hoje aprenderemos a segunda lição sobre como podemos crescer por meio da oração.

2 – ORAR DE DIFERENTES MANEIRAS

É a segunda lição que   aprendemos com Epafras, a lição é que ele orou de maneiras diferentes.

Aqui Paulo usa um termo que é estranho para nós quando se trata de oração. O texto encontra-se em “Colossenses 4:12... o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações,”

A.           Luta em suas orações – Um dicionário grego coloca assim: “agoœnizomai" v. Lutar, lutar, muitas vezes uma disputa atlética." Esta é a primeira descrição que Paulo usa para a oração de Epafras. Paulo disse à igreja que agonizava em suas oraçõesou seja, lutava. Vem da palavra agonizar, lutar. A oração é uma luta, uma batalha, contra o mal e em defesa de alguém. Alguns de nós nunca soubemos que a oração poderia ser uma experiência angustiante. Mas Paulo diz à igreja que isso é o que Epafras estava fazendo durante seu tempo de oração.

B.            Continuamente – O dicionário grego define a palavra: pantoteadv. Sempre, em todos os momentos, para sempre”. Paulo disse à igreja e a nós que Epafras, não só agonizava em oração, mas também fazia isso continuamente. Esta é a segunda maneira descrita por Paulo sobre a oração. É a atitude constante na oração. Sempre orando. Devemos orar o tempo todo. Isto é o que Paulo escreveu aos Tessalonicensesorem continuamente, sem cessar. Eis o texto“1Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.”

C.           Por vocês – A terceira via de oração que Paulo menciona neste texto é o propósito da oração de Epafras. Ele estava orando em defesa deles, ou por eles. Às vezes fazemos orações gerais, mas o que Paulo está dizendo aqui é que Epafras foi específico em suas orações pelos Colossenses.

“Um de vocês, escravo de Cristo, está sempre lutando em orações por você.”

Todos nós devemos aprender a orar com Epafras. Nós, que somos escravos de Cristo, devemos estar sempre lutando em orações uns pelos outros.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 22 de julho de 2023

Crescendo mais alto através da oração – Parte 1

Qual seria sua reação se um desses dias, durante seu tempo de oração, Deus falasse de volta com você? Você ficaria com medo, aterrorizado, apavorado ou apenas manteria a conversa? 

Alguns de nós pensaríamos que estávamos ficando doidos, ou algo assim. Outros pensariam que era apenas uma brincadeira de um de nossos amigos. Uma coisa é certa, seria muito interessante. Não acha?

A oração é um dos aspectos mais importantes na vida de um cristão. Não há vida cristã sem oração.

Em Colossenses 4:11-13, temos um texto muito importante sobre a oração. Esta é uma carta muito importante do apóstolo Paulo. É uma pequena carta aos Colossenses. Nesta carta ele menciona algumas pessoas que estavam lá, servindo-o e ajudando-o em sua missão.

Entre eles ele menciona Epafras, seu nome significa “Belo”. Ele era um querido conservo, ou escravo. Ele provavelmente foi o fundador da Igrejae ele estava com Paulo na prisão, servindo-o.

“Colossenses 1:7-8 [7] segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, [8] o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.”

Com esta biografia simples e curta, Paulo nos dá uma visão do ministério de oração que deve acontecer na igreja. Com Epafras, aprendemos muitas lições importantes sobre a oração, aqui está a primeira.

1 – ORAR É PARA TODOS NÓS

A primeira lição que aprendemos é que orar é para todos nós. Nesta passagemvamos dar uma olhada no tipo de pessoa que Epaphras era.

Colossenses 4:12-13 [12] Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. [13] E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis.”

A.           Epaphras – Seu nome significa “belo”, mas é um apelido, ou forma curta ou uma contração de Epafrodito, que significa “adorável”. Paulo usa o apelido, e não o título. 

B.            Um de vocês – A segunda coisa que Paulo menciona sobre ele é que ele é um de vocês. Ele é dentre vós. Ou seja, ele não é um ministro, ou apóstolo, ou alguém especial que sabe tudo. Ele também não é alguém de fora; ele é do seu grupo, da sua igreja. Este é um testemunho do sacerdócio universal. Todos devem estar envolvidos na oração.

C.           Escravo de Cristo Jesus – doulos – Escravo – escravo, no NT é uma pessoa que pertence ou é posse de outra – A próxima coisa que Paulo diz sobre Epafras é sobre sua atitude. Ele é escravo de Cristo Jesus. Um escravo é uma pessoa que pertence como uma propriedade. Alguém que não tem direitos. Jesus tem todos os direitos sobre ele.

Como você pode ver, a oração é para todos nós, para nós que somos membros comuns esimples da igreja e seguidores de Cristo.

Não há desculpa para não orarmos e não orarmos uns pelos outros.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 15 de julho de 2023

Crescendo Profundamente Através da Palavra – Parte 2

Como você já deve saber, não há crescimento em nossa fé e vida cristã sem a Palavra de Deus. Ler e meditar na Bíblia regularmente deve fazer parte da nossa dieta espiritual.

Aqui está a outra parte do texto que mencionamos em nosso último artigo, 1Peter 2: 1-3. 

1Pet. 2:1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,

1Pet. 2:2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,

1Pet. 2:3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.”

Vamos aprender as outras lições sobre a Palavra.

2 – UMA PALAVRA QUE FOI PLANTADA EM NOSSOS CORAÇÕES E TRANSFORMA NOSSAS VIDAS

A segunda coisa que devemos entender é que a Palavra foi plantada dentro de nós, e ela transformará nossas vidas.

A.           A vida cristã se origina com a Palavra – Não há como termos uma vida cristã sem a Palavra de Deus. Pedro diz neste texto que a Palavra que nos foi anunciada encontrou seu caminho para os nossos corações e nos fez cristãos. Somos cristãos, não porque fomos criados em uma igreja cristã, ou frequentamos uma igreja cristã, ou somos bons, ou cremos em algumas das doutrinas do cristianismo. Um cristão é um cristão porque ouviu a Palavra de Deus, o anúncio do Evangelho e, pela graça de Deus, aceitou e acreditou nele.

B.            A vida cristã é desenvolvida pela Palavra – A Palavra de Deus não funciona apenas no início da nossa vida cristã, mas molda toda a nossa vida cristã. Uma verdadeira vida cristã é baseada na Palavra de Deus. É a Palavra que dita o que devemos saber sobre Deus, o que devemos crer e como devemos nos comportar, em todas as áreas de nossa vida.

3 – UMA PALAVRA QUE DEVE SER LIDA, ESTUDADA E PRATICADA

Nossa atitude em relação à Palavra deve ser Ler, Estudar e Praticar.

Tudo o que fazemos como igreja deve ser em torno da Palavra. A igreja deve lhe proporcionar oportunidades de crescer em sua fé por meio do ensino da Palavra de Deus.

Mas os programas da igreja não são bons o suficiente para fazer o trabalho que sua vida cristã necessita. Você precisa fazer algo por sua vida cristã, que os pastores, professores e programas não serão capazes de fazer. Você deve ouvir sozinho, ler por si mesmo e estudar por si mesmo.

Meu objetivo aqui é ajudá-lo a crescer em sua vida espiritual através da Leitura e Estudo da Bíblia.

Deixe-me dar algumas sugestões importantes:

A.           Bíblias – Escolha uma Bíblia com a qual você se sinta confortável com a linguagem. Existem tantas opções hoje em dia, que seria muito difícil avaliar todas elas. As melhores opções seriam a Almeida Atualizada, a Almeida Corrigida e Revisada, a Almeida Revista e Atualizada, e a Nova Versão Internacional.

B.             Planos de Leitura – Existem muitas opções para você ler a Bíblia hoje em dia. 90 dias de leitura, um ano de leitura, 180 dias, entre outros. Você pode encontrar esses planos na internet. Há também aplicativos da Bíblia que você pode instalar em seu smartphone e tablets.

C.           Deixar a Palavra permear toda a nossa vida – Apenas ler a Palavra não produzirá os resultados que gostaríamos de ver. Precisamos deixar que a Palavra permeie toda a nossa vida e mude nossa mente e nossa maneira de pensar, nossa visão de mundo e nossa vida. Quando nos aproximamos da Palavra com o entendimento de que ela é a Palavra de Deus, e através dela Deus me dirá quem Ele é, e o que Ele quer de mim, tudo mudará.

Meu desafio para você é tomar a decisão de encontrar uma Bíblia com a qual você está acostumado, e encontrar um plano que você acha que pode manter, e tomar a decisão de começar a fazer isso agora. Deixe a Palavra de Deus mudar sua vida.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 8 de julho de 2023

Crescendo Profundamente Através da Palavra – Parte 1

Todo começo de ano todos fazem aquelas promessas malucas e sem esperança. Talvez, você tenha sua própria lista e já tenha começado a fazer algo para cumpri-las. Ou, se você é muito disciplinado, ainda está trabalhando nelas. Aqui estão as 10 resoluções de Ano Novo de Albrecht Powell.

10 – Organize-se

09 – Ajude o próximo

08 – Aprenda algo novo

07 – Saia da Dívida

06 – Pare de beber

05 – Aproveite a Vida Mais

04 – Pare de Fumar

03 – Domar o bojo ou a pança – emagrecer

02 – Fit e Fitness – exercício físico regular

01 – Passar mais tempo com a família e amigos

Algumas delas faz parte da sua lista? Nossas atitudes em relação a elas são: Vamos mudar! Vamos fazer! Vamos começar! Etc.

Quantas vezes fizemos essas promessas e alguns meses depois estávamos de volta ao ponto em que estávamos?

Gostaria de exortá-lo a considerar a inclusão de um programa de Leitura da Bíblia em sua lista este ano. Para aqueles de vocês que já têm essa disciplina, gostaria de encorajá-los a continuar e ir mais fundo.

Há um texto interessante e importante na Bíblia que eu gostaria de compartilhar com vocês: 1Pedro 1:23–2:3. Vou compartilhar apenas parte disso.

“1Pe 1:23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

1Pet. 1:24 Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;

1Pet. 1:25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.”

Este texto é clássico sobre a doutrina da Palavra de Deus. Nele aprendemos que:

A.  É através da Palavra que nascemos de novo

B.   É imperecível, viva, duradoura e permanece para sempre

C.   Foi pregada para nós

D.  Vai mudar o nosso comportamento

E.   Deve ser desejada por todos nós

F.    Produzirá crescimento espiritual

Isso deixa claro que nossa atitude em relação à Palavra de Deus definirá quem somos e para onde queremos ir em nossa Fé, Salvação e Vida Cristã. Vejamos uma importante lição sobre a Palavra de Deus.

1 – UMA PALAVRA QUE FOI DADA POR DEUS ATRAVÉS DA INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

A primeira coisa que precisamos fazer é definir a nossa crença na Palavra.

Nossa doutrina afirma que Deus deu a Palavra, a Bíblia e as Escrituras, através da inspiração do Espírito Santo.

O problema é que temos visões diferentes das Escrituras.

A. Aqui estão maneiras diferentes das pessoas verem as Escrituras

         Apenas um livro antigo

         Outro livro religioso

         Um livro com muitos erros em muitas áreas

         Um bom livro com lições espirituais

         Um excelente livro em assuntos espirituais e de fé

         A Palavra de Deus

B. A Autoridade das Escrituras

A atitude mais importante aqui é definir onde estamos na doutrina das Escrituras. Será que realmente acreditamos que Deus fala através dela para nós? Quando você se aproxima das Escrituras, você vem para ouvir a Palavra de Deus?

A resposta a essas perguntas nos guiará em nossa leitura da Bíblia e como a aplicamos em nossas vidas.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 1 de julho de 2023

Damasco – O Caminho do Ódio – Parte 3

          Em todo o mundo, irmãos e irmãs têm sido perseguidos por causa de sua fé em Cristo. Igrejas ao redor do mundo até têm um domingo designado para orar pela igreja perseguida e compartilhar suas histórias. A beleza dessas histórias é que, às vezes, o perseguidor, torna-se o perseguido.

Foi o que aconteceu com Saulo. Em nossa série Encontros com o Cristo Ressuscitadotestemunhamos todo o seu ódio contra os cristãosas perseguições que ele lhes infligiu, até encontrar o próprio Jesus no caminho de Damasco. Você pode ler essa história aqui, Atos 22:4-8. Esta é a prova de que o ódio pode ser superado e curado.

Vejamos como aconteceu com Paulo:

3 – A cura para o ódio

Em Gálatas, Paulo nos dá alguma esperançacom base em sua própria experiência, para a cura do ódio. Eis o texto“Gálatas 1:23 Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir.” Simexiste uma cura para o ódio, e aqui estão os passos:

A – O Plano de Deus  O primeiro passo é Deus, com Seu plano e soberania. Deus tem um plano para algumas pessoas, e esse plano incluirá pessoas que odeiam e perseguem Sua igreja. Isto é o que Deus disse a Ananias sobre PauloAtos 9:15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;” E foi o que Paulo escreveu: 1Tim. 1:12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,

B – A Manifestação da Misericórdia – Após o plano e a ação de Deus na vida da pessoa que O odeia e ao Seu povo, Deus mostrará misericórdia. Misericórdia, como alguém sabiamente colocou, é: “Deus não nos dando o que merecemos”. Paulo escreveu: 1Tim. 1:13 … Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.”

C – A Graça Abundantemente Derramada – Depois da misericórdia vem a graça, o favor imerecido, ou como disse a mesma pessoa que definiu a misericórdia: “Graça é receber de Deus o que não merecemos”. No caso de Paulo, a graça foi derramada sobre ele abundantemente. Eis o que ele escreveu: 1Tim. 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.”

– A Fé em Cristo – Depois que Deus te colocar em Seu plano, te tratar com misericórdia e graça, Ele te dará fé. Ele permitirá que você creia que Ele é Deus, e Sua Palavra é a Verdade. Paulo escreveu isto: “1Tim. 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” Isso não é de nós, não podemos simplesmente começar a acreditar, Deus deve fazer algo dentro de nós.

E – O Amor que está em Cristo – É interessante que o amor só vai aparecer agora. Isso significa que o amor de Deus se manifestará em nossas vidas, porque Seu plano, misericórdia, graça e fé foram abundantemente derramados sobre nós. 1Tim. 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” Este amor é o amor que está em Cristo por aqueles que até O odeiam e odeiam o Seu povo.

F – A Paciência Ilimitada – Por fim, temos uma dose de paciência ilimitada. Deus é muito paciente com as pessoas que O odeiam e odeiam o Seu povo. Nós não somos. Na primeira ameaça, palavra ou olhar, já estamos pedindo a Deus que estenda a mão e puna nossos inimigos. Deus, tem um plano para eles, e por isso Ele usa a paciência ilimitada para dar tempo para a misericórdia, graça, fé e amor trabalhar. Paulo escreveu isto: 1Tim. 1:16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.” Onde você estaria, onde eu estaria se Deus não usasse Sua paciência ilimitada conosco?

O ódio pode ser superado e curado por Deus com Seu plano, graça, misericórdia, fé, amor e paciência para todos nós, amigos e inimigos.

Enquanto você lê este artigo, muitos irmãos e irmãs estão sendo perseguidos em todo o mundo. A palavra para nós hoje é aquela que o autor de Hebreus escreveu: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus-tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados. Hebreus 13:3”

Deus te abençoe,

Pastor Lucas