Todos conhecemos, muito bem, a oração de Jabez. Também conhecemos o livro escrito por Bruce Wilkinson com o mesmo título. Um livro lançado em 2000 que vendeu nove milhões de cópias em dois anos.
Aqui está aquela oração: “1Cronicas 4:10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
Em Colossenses 4:11-13, temos uma descrição de uma oração, a oração de Epafras. Na mesma tradição de Jabez, podemos aprender lições importantes neste texto. Hoje aprenderemos a segunda lição sobre como podemos crescer por meio da oração.
2 – ORAR DE DIFERENTES MANEIRAS
É a segunda lição que aprendemos com Epafras, a lição é que ele orou de maneiras diferentes.
Aqui Paulo usa um termo que é estranho para nós quando se trata de oração. O texto encontra-se em “Colossenses 4:12... o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações,”
A. Luta em suas orações – Um dicionário grego coloca assim: “agoœnizomai" v. Lutar, lutar, muitas vezes uma disputa atlética." Esta é a primeira descrição que Paulo usa para a oração de Epafras. Paulo disse à igreja que agonizava em suas orações, ou seja, lutava. Vem da palavra agonizar, lutar. A oração é uma luta, uma batalha, contra o mal e em defesa de alguém. Alguns de nós nunca soubemos que a oração poderia ser uma experiência angustiante. Mas Paulo diz à igreja que isso é o que Epafras estava fazendo durante seu tempo de oração.
B. Continuamente – O dicionário grego define a palavra: “pantote, adv. Sempre, em todos os momentos, para sempre”. Paulo disse à igreja e a nós que Epafras, não só agonizava em oração, mas também fazia isso continuamente. Esta é a segunda maneira descrita por Paulo sobre a oração. É a atitude constante na oração. Sempre orando. Devemos orar o tempo todo. Isto é o que Paulo escreveu aos Tessalonicenses, orem continuamente, sem cessar. Eis o texto: “1Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.”
C. Por vocês – A terceira via de oração que Paulo menciona neste texto é o propósito da oração de Epafras. Ele estava orando em defesa deles, ou por eles. Às vezes fazemos orações gerais, mas o que Paulo está dizendo aqui é que Epafras foi específico em suas orações pelos Colossenses.
“Um de vocês, escravo de Cristo, está sempre lutando em orações por você.”
Todos nós devemos aprender a orar com Epafras. Nós, que somos escravos de Cristo, devemos estar sempre lutando em orações uns pelos outros.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas