sábado, 25 de fevereiro de 2023

Se a Vida Eterna é Minha Herança, Como Eu A Obtenho? – Parte 1

          O que nos dá a certeza de que estamos no Reino de Deus? Como alguém pode ter certeza de que tem a vida eterna?

Alguns pensam que o seu Baptismo é a garantia de que são salvos. Eles pensam que a cerimônia e a água têm algum poder especial que fará deles e de seus filhos verdadeiros cristãos. Por causa disso, nãoprecisará fazer mais nada em toda a sua vida.

Outras pessoas pensam que é o nome no rol dos membros em alguma igreja. Essas pessoas pensam que o Livro da Vida é o mesmo que o Livro de membros de sua igreja. Se eles têm seus nomes lá, eles estão bem com Deus. Eles não precisam vir à igreja ou fazer qualquer outra coisa porque seu nome está lá.

Alguns pensam que uma experiência especial os tornará próximos de Deus. O problema é que você tem que ter o sentimento certo o tempo todo. Se não um dia você sente que está salvo e outro dia você sente que perdeu.

Alguns pensam que, se realizarem boas ações, serão salvos. Algumas pessoas pensam que, por causa de suas boas obras, não precisam ir à igreja, obedecer a Deus e fazer qualquer outra coisa. Se eles sentem que algo está errado, eles fazem uma boa ação e isso vai funcionar, pelo menos por um tempo.

Em Marcos 10:17-31, temos uma história muito interessante. Um jovem que tinha esse tipo de atitude veio a Jesus. Ele estava fazendo tudo o que achava possível incluindo coisas que lhe dariam certeza de sua vida eterna, mas ainda assim algo estava faltando.

Ele não tinha certeza do que, mas sabia que não tinha a vida eterna. Ele estava fazendo tudo o que sua geração estava fazendo, mas não sabia se herdaria o Reino de Deus ou não. A palavra muitas vezes traduzida como "herdar" significa mais geralmente "tomar posse". É por isso que ele veio a Jesus. Ele sabia que Jesus era um mestre, um homem de Deus. Ele veio e perguntou a Jesus o que ele precisava fazer para herdar a vida eterna.

A primeira coisa que Jesus lhe diz é que o Reino de Deus É MAIS DO QUE APENAS OBEDECER À LEI.

Aqui temos um jovem muito religioso. Ele obedeceu à lei toda a sua vidafrequentando a igreja todos os fins de semana, orando três vezes ao dia e dando seu dinheiro à igreja, pelo menos parte dele. Depois de fazer todas essas coisas, Jesus lhe diz que "uma coisa lhe falta".

Às vezes pensamos que se formos bons cidadãos e obedecermos à lei e de vez em quando frequentarmos a igreja, ficaremos bem. Pensamos que, se fizermos essas coisas, teremos a vida eterna ou estaremos no Reino de Deus.

É muito importante que entendamos que apenas obedecer à lei não é suficiente ou satisfatório para nos tornar parte do Reino de Deus. Não teremos a vida eterna apenas obedecendo a algumas regras. Temos de compreender isso.

Essa história também nos ajuda a entender que o Reino de Deus É UM RELACIONAMENTO BASEADO NO AMOR RECÍPROCO. A vida eterna é um relacionamento que envolve amor.

Marcos nos diz que Jesus amou aquele jovem. Mas ele não disse que o jovem amou Jesus. Precisamos saber que a Vida Eterna é baseada no amor.

Jesus disse: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho." O apóstolo João disse: "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro".  Nós realmente amamos a Deus? Será que realmente temos um vislumbre do Seu amor e sacrifício por nós?

Tudo o que fazemos em nossa vida cristã tem que ser feito por amor. Venho à igreja porque amo a Deus. Eu dou o meu tempo porque eu amo a Deus. Eu dou o meu dinheiro porque eu amo a Deus. Eu leio e obedeço a Sua Palavra porque EU O AMO. Quero fazer mais por causa do meu amor por Ele.

Agora você tem uma ideia sobre as pessoas que dizem que são cristãs, mas apenas vêm à igreja de vez em quando.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: