A história que encontramos em Lucas 17:11-19, provavelmente é uma das melhores ilustrações sobre ingratidão. Dez leprosos foram curados por Jesus, e apenas um voltou para agradecê-Lo.
Eu não posso evitar de pensar quais foram as razões ou desculpas que aqueles nove leprosos tinham para não voltar a Jesus para agradecê-Lo. Então, fiz uma lista a partir das perspectivas dos outros nove.
Nunca mais ouvimos falar daqueles nove leprosos ou ex-leprosos. Não sabemos as razões deles para não voltarem a Jesus e agradecer-Lhe pelo que Ele fez por eles. Eu tentei encontrar nove razões para eles não voltarem, e aqui está o que eu fui capaz de concluir, é claro, isso é pura conjectura, mas aqui estão elas:
A Saúde – Não precisamos mais de Jesus, somos saudáveis. Quando estamos doentes, lembramo-nos de Deus, quando melhoramos é fácil esquecê-Lo.
A Família – Alguns deles, quando viram que estavam curados, foram direto para casa para ver a família que não podiam ver por muito tempo. Quantas vezes a família atrapalha nossa gratidão a Deus?
O Festival – Durante os anos dessa doença, muitas vezes eles sonharam em ir a Jerusalém para a Páscoa ou qualquer outro festival. Eles simplesmente não podiam. Agora, eles estavam prontos para a festa. Muitas vezes, não viemos agradecer a Deus, porque temos uma festa para ir.
A Casa – Aqueles leprosos, na maioria das vezes viviam em cavernas, ou em algumas situações especiais em tendas. Eles sonhavam em ir para sua casa novamente, dormir em suas camas, comer algo fresco da cozinha. Muitas pessoas preferem ficar em casa em vez de ir à igreja para agradecer a Deus.
O Trabalho – Alguns deles estavam felizes o suficiente para voltar ao trabalho. Durante anos eles não podiam fazer nada por causa da doença, agora eles podiam trabalhar novamente. Muitas pessoas não têm tempo para agradecer a Deus, por causa do trabalho.
A Alegria – Acredito que alguns deles ficaram tão felizes que simplesmente esqueceram. Eles estavam celebrando e desfrutando de sua nova vida que, voltar para agradecer a Jesus, nem passou perto de suas mentes.
A descrença – É provável que alguns deles simplesmente não acreditassem que foi Jesus quem os curou. Eles vieram com uma explicação científica para tudo o que aconteceu com eles. Jesus simplesmente estava lá na hora certa e no lugar certo, pedindo-lhes para se mostrarem aos sacerdotes. Quantas vezes não agradecemos a Deus porque no fundo de nossas mentes e corações não acreditamos que Ele tenha algo a ver com o que aconteceu conosco?
A preguiça – Alguns deles eram apenas preguiçosos, eles estavam a mais da metade do caminho para Jerusalém, voltar para Jesus e depois voltar para Jerusalém era demais. Às vezes não agradecemos a Deus, só porque somos preguiçosos.
A Tradição Religiosa – Temos que ir lá e ver os sacerdotes, isso é o que Ele pediu para fazer, e é isso que a lei diz. Você pode fazer isso mais tarde? Não, você não pode, a lei é a lei.
No lado oposto desses nove, temos o samaritano que voltou para agradecer a Jesus. Vejamos a Perspectiva do Samaritano.
O samaritano foi o único dos dez a voltar para agradecer a Jesus.
Ele reconheceu quem ele era – Um samaritano, que era um pária, sabia que não merecia a cura. Jesus era um Judeu, e a cura era para os judeus, ele estava apenas com a turma certa no momento certo.
Ele reconheceu o que Jesus fez – Ele foi curado e voltou louvando em voz alta.
Ele reconheceu quem Jesus era – Ele se jogou aos pés de Jesus, em outras palavras, ele se rendeu a Jesus, aceitando-O como Senhor. Não se esqueça de que este era um samaritano fazendo isso com um judeu.
A gratidão virá a nós quando soubermos que não merecemos o que recebemos, quando percebermos o que Jesus fez por nós e quando finalmente nos rendermos a Ele como nosso Senhor e Salvador.
As consequências disso são: “Lucas 17:19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Deus espera gratidão de nós, por tudo o que Ele fez, e Ele ainda faz em nossas vidas. Devemos agradecê-Lo por causa do que Ele fez, quem Ele é, e porque não merecemos Sua graça e Misericórdia.
Seja grato!
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário