Gratidão é o reconhecimento de que alguém fez algo bom ou muito bom para você, e você expressa essa frase: MUITO OBRIGADO!
A gratidão é maior quando você percebe que o que foi feito é algo fora do comum, ou quase impossível de ser feito.
A gratidão é enorme quando você percebe que não a merecia.
Quando algo é feito por você, e é grande, e você não merece, a gratidão é esperada.
Nesta série, estamos nos concentrando em eventos que aconteceram durante os últimos dias da vida de Jesus. Eu os chamo: Transformações na Jornada para a Páscoa. Jesus estava a caminho de Jerusalém pela última vez. Eis como Lucas descreve o que aconteceu: “Lucas 17:11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. [12] Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, [13] que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! [14] Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. [15] Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, [16] e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. [17] Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? [18] Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? [19] E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Este texto nos conta a história de 10 leprosos que estavam na fronteira de Samaria e Galileia. Descreve exatamente o oposto do que mencionei sobre gratidão. Jesus fez algo grande por um grupo de leprosos, e 9 deles não agradeceram.
Imagine-se vivendo em lugares desérticos e não sendo capaz de se aproximar de pessoas, familiares e amigos. Imagine ver as pessoas caminhando para Jerusalém para os festivais e você não poderia nem mesmo acompanhar. Imagine observar as famílias caminhando, cantando e comemorando enquanto elas estão viajando para esses festivais, e você sendo deixado para trás. Imagine isso acontecendo todos os anos, pelo menos três vezes por ano. Essa era a experiência daqueles leprosos.
Então, naquele ano, Jesus apareceu. Eles ouviram sobre Ele, sobre quem Ele era e o que Ele poderia fazer, então clamaram por misericórdia. Jesus os viu e pediu-lhes que fossem aos sacerdotes, que eram os únicos que podiam determinar se um leproso estava curado ou não. A caminho dos sacerdotes, foram curados. Um decidiu voltar, e não sabemos sobre os outros nove. E este era um estrangeiro, um samaritano.
Esta história é rica em lições. A primeira é sobre a Perspectiva de Jesus. Jesus mudou Sua rota para passar perto da fronteira da Galileia e Samaria. É por isso que Ele pôde vê-los e ouvi-los. Jesus ouviu o clamor deles. Jesus deu-lhes uma ordem para se mostrarem aos sacerdotes. Jesus sabia que eles seriam curados. Jesus esperava que eles voltassem e agradecessem a Ele. Jesus ficou, de alguma forma, surpreso que apenas um voltou para louvá-Lo e agradecê-Lo.
Meu amigo, Deus fez tantas coisas por nós, muitas vezes nem as percebemos. O problema é, quantas vezes Deus esperou que você e eu voltássemos para dizer obrigado, e nós não o fizemos?
A gratidão a Deus é esperada e deve ser uma constante em nossas vidas.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário