sábado, 26 de fevereiro de 2022

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Zacarias – Não há como avançar sem olhar para trás – Parte 2

            Todos nós conhecemos a famosa citação de George Santayana “Aqueles que não podem aprender com a história estão condenados a repeti-la.” Esta afirmação pode ser aplicada nas lições que aprendemos com Zacarias. Se lermos Zacarias 1:1-6, aprendemos que não só a história dos nossos antepassados, mas nossa própria história tem muitas lições para nos ensinar.

Deus através do profeta está implorando para que as pessoas olhem para trás, se quiserem seguir em frente. Vamos ver mais algumas lições.

2 – Quando olhamos para trás, descobrimos onde Deus nos avisou

Esta é a próxima coisa que encontramos quando olhamos para trás, Deus sempre teve uma Palavra para nossos antepassados e para nós.  Eles tinham que ver que Deus estava sempre lá alertando-os sobre as consequências de seus atos.

Isto é o que Zacarias lhes disse:

Zacarias 1:5-6 Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre? [6] Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.’”

Às vezes não queremos ouvir o que Deus tem a dizer. Às vezes vamos ouvir quando é tarde demais. Isto é o que o profeta estava dizendo ao povo. Ele estava implorando com eles: Não tome o mesmo caminho que seus antepassados tomaram. Deus os avisou da mesma forma que Ele está nos avisando agora. O olhar para trás nos ajuda a entender que Deus estava tentando evitar a destruição o tempo todo e eles não conseguiram ver.

3 – Quando olhamos para trás, descobrimos onde deveríamos estar

A lição final que aprendemos neste texto é que quando olhamos para trás, descobrimos o lugar que Deus tinha para nós. É por isso que precisamos olhar para trás, para poder ver mais do que normalmente veríamos.

Zacarias diz o seguinte:

“Zacarias 1:3 Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Deus lhes disse: Volte para mim. E Ele faz isso duas vezes, para enfatizar Seu profundo desejo. Deus realmente queria que as pessoas voltassem para Ele. O povo virou as costas para Deus e adorou e serviu outros deuses. Deus através dos profetas os chamou de volta, mas eles não ouviram. Então, a consequência veio.

Agora Deus está chamando o remanescente novamente, para voltar, para reconstruir seu Santuário, para adorar e servir somente a Ele. As pessoas ouviram e responderam:

“Zacarias 1:6 Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.’”

Eles se arrependeram e voltaram.

Meus amigos, estamos em uma jornada, e tudo o que fizemos ou aconteceu em nosso passado tem influências em nosso presente e em nosso futuro. Não podemos seguir em frente se não olharmos para trás.

Deus fez coisas em nossas vidas, e sem Sua presença e ação não estaríamos aqui, e sem Sua Palavra e chamadas não seguiremos em frente.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: