sábado, 5 de fevereiro de 2022

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Daniel – Aprendendo a Viver no Exílio – Parte 2

          Todos nós já estivemos no exílio, de uma forma ou de outra. Todos nós tivemos a experiência de estar fora do lugar em uma terra diferente. A maioria de nós mudou, mudou de igreja, serviu em outro país, etc. A lista é infindável. Isso nos mostra que em grande ou pequena escala provamos o exílio.

O maior desafio para todos nós é como reagimos a esses desafios. Eles certamente afetarão todas as áreas de nossas vidas, mas devemos ter certeza de que as áreas importantes sobreviverão e serão fortalecidas. Vamos ver o que podemos aprender sobre isso com Daniel.

3 – O exílio produzirá uma fé mais forte – Há uma coisa em que o exílio não pode e não deve nos afetar, é em nossa fé. Neste texto aprendemos que Daniel traçou uma linha. Ele decidiu, resolveu, a palavra pode ser traduzida como estabeleceu, que ele não seria contaminado com a comida babilônica.

“Dan. 1:8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”

Você pode colocar apelidos em mim, mas você não vai me fazer mudar minha fé. É importante para nós entender o que estava acontecendo lá. Pelo menos duas razões principais fizeram Daniel e seus amigos decidirem não comer essa comida:

A.   Era uma comida impura e preparada ao contrário da Lei de Moisés.

B.    Foi dedicada aos deuses babilônicos antes de serem oferecidas ao rei.

Isso nos diz que há duas coisas no exílio que não devem afetar nossas vidas:

a.    A primeira é o nosso compromisso com Deus – Quão forte é o nosso compromisso com o nosso Deus? Será que o conhecemos o suficiente para tomar uma posição e dizer não a todas as influências que tentam nos distrair e nos fazer tomar outro caminho em nossa jornada espiritual?

b.    A segunda é o nosso compromisso com a Palavra de Deus – O desafio para nós não é apenas conhecer a Palavra, mas aceitar sua autoridade. Nosso compromisso com a Palavra de Deus será refletido em nossa capacidade de ler, acreditar, obedecer ou praticar seus ensinamentos.

Daniel e seus amigos, não só tinham um compromisso com Deus, mas também com Sua Palavra, e por isso foram capazes de superar os desafios que o exílio lhes trouxe.

Meus amigos, estamos vivendo em um tempo e em um lugar que nos faz sentir que estamos em um exílio, fora do lugar. Nós, gostemos ou não, experimentaremos algumas mudanças em nossas vidas. Às vezes e em algumas circunstâncias, precisaremos nos adaptar e redirecionar nosso curso. Mas há algumas coisas que devem ser inegociáveis para nós: nosso compromisso com Deus e Sua Palavra.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: