Às vezes estamos paralisados em nossas vidas porque achamos que não merecemos estar onde estamos. Achamos que não é justo o que está acontecendo conosco. Acreditamos que não somos tão ruins para sofrer e enfrentar tantas tribulações. Na maioria das vezes tentamos encontrar falhas nas outras pessoas. O que está acontecendo com a gente é sempre culpa de outra pessoa.
Uma coisa que aprendemos em nossa jornada espiritual é que nunca seguiremos em frente se não olharmos para trás. Por causa disso, precisamos de algum tipo de retrovisor em nossas vidas para ter certeza de que prestaremos atenção ao que aconteceu e então, e só então, poderemos seguir em frente.
Zacarias significa: “Jeová se lembra”. Ele era um jovem profeta que profetizou ao povo exilado que retornou a Jerusalém para reconstruir o Templo. Suas profecias são datadas de 520 a.C. Ele trabalhou com Ageu e Esdras.
O contexto é o mesmo do de Ageu. As pessoas vieram para reconstruir o Templo, mas depois de um tempo eles pararam. Deus levantou Ageu e Zacarias para desafiar o povo a voltar a trabalhar.
Se você ler Zacarias 1: 1-6, você pode aprender que as pessoas não poderiam seguir em frente, porque eles não podiam lidar com seu passado.
1 – Quando olhamos para trás, descobrimos onde falhamos
O que aprendemos aqui é que quando olharmos para trás, seremos capazes de encontrar onde nós ou nossos antepassados falharam. Há um retrovisor muito importante que quase todo carro hoje em dia vem com ele, é chamado de espelho de ponto cego. Ele nos ajuda a ver coisas e carros que não seríamos capazes de ver com os outros espelhos.
Não importa que tipo de retrovisor você usa, o importante é olhar para trás. Se não tivermos nenhum instrumento ou ferramenta para fazer isso, nos encontraremos em apuros. Os profetas agiram como retrovisores que Deus enviou ao Seu povo. Eles os ajudariam não só a olhar para o futuro, mas a olhar para trás e interpretar o que aconteceu e o por que as coisas estavam acontecendo em suas vidas.
É importante para nós entendermos que às vezes não podemos seguir em frente, porque estamos presos em nosso passado. Temos que olhar para trás primeiro, e descobrir o que aconteceu. Isto é o que Deus disse ao povo através de Zacarias: “Zacarias 1:4 Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR.”
A mensagem era clara, aprenda com os erros de seus antepassados e se afaste dos seus modos errados e práticas malignas. Infelizmente, os antepassados não ouviram, e foram punidos. Agora o profeta está dizendo ao povo NÃO SEJA COMO SEUS ANTEPASSADOS! Se fizer isso, enfrentará as mesmas consequências.
Aprenda com a história, aprenda com o seu passado.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário