sábado, 8 de janeiro de 2022

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Habacuque – Eu Não Serei Desencorajado – Parte 2

O desânimo vem quando as coisas vão de mal a pior. Mas não só isso, no livro de Habacuque aprendemos que o desânimo pode acontecer de uma maneira diferente.

2 – Quando discordamos da maneira de Deus lidar com as coisas  – Isso é o que temos na última parte de “Hab. 3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,” Habacuque ficou chocado com a revelação de que Deus usaria os caldeus. Deus decide usar um povo cruel e maligno para levar julgamento ao Seu povo

Como é que isso aconteceu? 

Aqui é revelado na pergunta de Habacuque: 

“Hab. 1:13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?”

Podemos nos desanimar quando temos um problema com a forma como Deus está lidando com nossos problemas e nossa situação. Como Deus pode permitir que pessoas más façam isso com pessoas boas? Ficamos desanimados quando pensamos que Deus não está sendo justo conosco.

MESMO QUANDO DEUS PROMETE LIDAR COM O INSTRUMENTO MALIGNO

Deus deixa claro de que eles vão pagar pelo erro que eles fizeram, “Hab. 3:7 Vejo as tendas de Cusã em aflição; os acampamentos da terra de Midiã tremem.”

3 – E é isso que eu vou fazer – No meio de toda essa situação, Habacuque se recusa a ser desencorajado, aqui está o que ele tem a dizer:

Hab. 3:18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.

Hab. 3:19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas. 

Eu vou me regozijar, jubilar (SENHOR) – Mesmo que as coisas sejam ruins e tomando a virada para pior, mesmo que não entendamos ou mesmo concordemos com o que Deus está fazendo, ainda podemos nos alegrar e ser alegres, porque nosso Deus é o SENHOR. Ele controla o universo e nossas vidas.

Serei alegre, feliz, eu louvarei e cantarei (Deus, meu Salvador) – Habacuque era da tribo de Levi, provavelmente cantou no coro, ou era músico, o que sabemos é que ele compôs essa música.Mesmo quando as coisas vão mal, devemos ser capazes de cantar, porque nosso Deus é nosso salvador.

Confiarei (O Soberano Senhor) – Deus me permitirá correr rápido, e ir para o alto. Ninguém e nada será capaz de me impedir de conseguir o que Deus tem para mim, porque é Ele quem me dá força durante os tempos difíceis.

Meu irmão e minha irmã, talvez você esteja enfrentando um tempo ou uma circunstância que está trazendo desânimo para sua vida; se as coisas estão indo de mal a pior, ou você não concorda com as ações de Deus ou o silêncio de Deus. Meu desafio para você é recusar-se a ser desencorajado durante estes tempos:

Diga a si mesmo: EU NÃO VOU SER DESENCORAJADO!

Diga de novo,

Diga isso mais uma vez.

Regozije-se no SENHOR! Seja alegre e cante porque Deus, o SENHOR, é seu salvador. Confie no Soberano SENHOR, porque Ele permitirá que você corra e voe durante esses tempos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas 

Nenhum comentário: