Somos chamados por Deus a compartilhar com as pessoas as Boas Notícias do Evangelho. E não só isso, mas para ensinar a Palavra de Deus às pessoas que já acreditam. Hoje, com internet, vídeos e muitas outras ferramentas de comunicação, estamos testemunhando um tremendo crescimento na capacidade da igreja de comunicar a mensagem. O problema é que, às vezes, as pessoas NÃO ENTENDEM!
Não importa o que façamos ou o que usamos, elas ainda não entendem. Parece que elas têm algo como tampões de ouvido, alguns pequenos, alguns médios, e alguns GRANDES. Às vezes tentamos usar algo como um megafone, mas mesmo assim, elas continuam a não entender.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, temos um profeta que enfrentou esse tipo de situação. O nome dele é Ezequiel. Ele tinha o mesmo desafio que nós temos. Ele foi chamado para ministrar a um povo que não iria entender. Ezequiel significa: Deus dá força. Ele era um sacerdote. Ele foi um dos exilados judeus na Babilônia. Ele foi para a Babilônia por volta do 597 B.C. Ele recebeu uma chamada para ministrar com seu povo na Babilônia. Se você ler Ezequiel 2: 1-7, você encontrará a chamada de Ezequiel.
O texto narra sua chamada. Deus o chama para ser profeta, e também deixe-o saber que ele ministraria a um povo que não responderia à sua mensagem. Vamos ver o que aprendemos com ele que pode nos ajudar em nosso ministério.
1 - As razões para eles não aceitarem a mensagem – A primeira coisa que aprendemos são as razões pelas quais as pessoas não aceitariam sua mensagem. Às vezes achamos que nossa mensagem é clara, e não entendemos por que as pessoas ainda não respondem. Aqui estão algumas dessas razões:
A. As pessoas estão desapontadas com Deus – Algumas pessoas acreditavam que eramespeciais para Deus, e quando o exílio veio, com toda a morte e destruição, elas pensaram que Deus deveria fazer algo e Ele não fez. As pessoas ficaram desapontadas com Deus, e por causa disso eles não ouviram a mensagem.
B. As pessoas discordam de Deus – A segunda razão é que as pessoas não gostaram ou concordaram com o que Deus deixou acontecer. As pessoas pensavam que Deus deveria fazer ou dizer alguma coisa e ouviram outra coisa. Essa mensagem caiu em ouvidos surdos.
C. As pessoas eram agressivas com o profeta – Às vezes não gostam do mensageiro, neste caso, do profeta. Deus avisou o profeta que as pessoas seriam agressivas com ele.
D. As pessoas seguiram em frente com suas vidas – e, finalmente, algumas pessoas não estavam interessadas na mensagem porque elas seguiram em frente; elas estavam procurando por outra coisa. Agora elas tinham sua vida, casa, família, etc. e a mensagem de Deus não era mais importante ou interessante.
Como você pode ver, há muitas razões pelas quais as pessoas não prestam atenção à mensagem de Deus. O que Deus disse a Ezequiel é válido para nós: “Ezequiel 2:7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.” Nós só precisamos continuar nos comunicando.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário