sábado, 1 de janeiro de 2022

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Habacuque – Eu Não Serei Desencorajado – Parte 1

            Todos nós gostaríamos de ser extremamente felizes o tempo todo, mas, infelizmente, as coisas acontecem em nossas vidas, e dificuldades e problemas se acumulam causando desânimo.

Só não sabemos como lidar com eles quando eles chegam. O desânimo faz parte da vida, e não sabe idade, maturidade espiritual, nem etnia. Todo mundo, não importa quem, enfrentará desânimo de vez em quando.

Só precisamos decidir se seremos desencorajados ou não.

Em Habacuque 3: 17-19, temos a bela conclusão do livro de Habacuque. 

Habacuque é um profeta do final do século VII B.C., contemporâneo de Jeremias. Uma explicação para seu nome nos diz que é baseado em uma raiz que significa “abraçar”. A ortografia grega “Hambakoum” sugere uma raiz que significa “planta” ou “vegetal”.

Judá tinha acabado de experimentar a alegria dos gloriosos dias de Josias, marcados pela liberdade, prosperidade e um grande avivamento religioso. Os assírios, outrora o flagelo do Oriente Médio, eram apenas uma sombra de seus antigos dias. Em seu lugar, no entanto, estavam os babilônios. No livro de Habacuque, eles são chamados de Caldeus, assim chamados por causa da região de onde seus governantes vieram. Os exércitos babilônicos eram liderados pelo enérgico Nabucodonosor, que estava prestes a suceder seu pai, Nabopolassar, como rei. 

Provavelmente o verso mais importante neste pequeno livro é: “Habacuque 2:4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” Este verso foi usado por Paulo e pelo escritor de hebreus para estabelecer a famosa e importante doutrina da Justificativa pela fé. Mais tarde, em 1500, um monge lendo a carta aos romanos de Paulo veio a este verso e então tivemos o movimento da Reforma.

Este livro retrata um profeta que tinha tudo para ser desencorajado, mas decidiu não ser.

1 – Quando as coisas vão de mal a pior – Em “Habacuque 3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,” De uma forma poética o profeta descreve o movimento de mal a pior.

AS COISAS ESTÃO RUINS:

A. Jeoaquim torna-se o Rei – Habacuque viveu durante o reinado de Jeoaquim, um rei mau. Aqui está o que a Bíblia tem a dizer sobre ele: “2Crônicas 36:5 Tinha Jeoaquim a idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou onze anos em Jerusalém. Fez ele o que era mau perante o SENHOR, seu Deus.”

“2Crônicas 36:8 Quanto aos mais atos de Jeoaquim, e às abominações que cometeu, e ao mais que se achou nele, eis que estão escritos no Livro da História dos Reis de Israel e de Judá; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar.”

B. É assim que Habacuque descreve a situação no primeiro capítulo:

As coisas estão ruins – o rei e o povo estão fazendo coisas erradas, infringindo a lei, violência, injustiça, destruição, contendas e litígio se suscita, a lei se afrouxa, justice nunca se manifestao perverso cerca o justo, e a justiça é torcida.

As coisas vão piorar:

O profeta questiona Deus sobre a situação, e Deus lhe diz que o julgamento está chegando, o que significa que as coisas vão piorar. Deus trará julgamento e Ele usará os caldeus para executar o julgamento.

Isto é o que Deus disse Habacuque:

“Hab. 1:5 Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada.

Hab. 1:6 Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.”

Os caldeus estão vindo para julgar. No versículo 8 a 10, ele descreve quão terríveis são os Caldeus:

“Hab. 1:7 Eles são pavorosos e terríveis, e criam eles mesmos o seu direito e a sua dignidade.

Hab. 1:8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, mais ferozes do que os lobos ao anoitecer são os seus cavaleiros que se espalham por toda parte; sim, os seus cavaleiros chegam de longe, voam como águia que se precipita a devorar.

Hab. 1:9 Eles todos vêm para fazer violência; o seu rosto suspira por seguir avante; eles reúnem os cativos como areia.

Hab. 1:10 Eles escarnecem dos reis; os príncipes são objeto do seu riso; riem-se de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomam.”

Como Habacuque, enfrentamos épocas em nossas vidas quando as coisas estão ruins e depois pioram. Devemos aprender com Habacuque como não deixar o desânimo vencer em nossas vidas. Habacuque sabia que Deus estava presente em todo o processo. 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: