“No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se. Salmo 77:2”
Goste ou não, mas todos nós, durante nossas vidas, enfrentaremos temporadas quando tudo parece estar indo na direção errada. Sim, há momentos em nossas vidas que tudo parece escuro. Não importa quem você é, ou o quão bom você está tentando ser. Todos nós enfrentaremos dificuldades e tempos difíceis.
Quantos desses sentimentos você já sentiu?
Você já experimentou uma temporada em sua vida em que tudo parece dar errado?
Você já passou por uma situação quando se desesperou e foi engolido por um estresse profundo?
Você já sentiu medo pelo futuro de seus filhos?
Você já experimentou o silêncio de Deus mesmo durante o Culto?
Você já sentiu uma grande preocupação com a direção do seu país?
Já sentiu que sua família não sobreviveria a essas circunstâncias?
Você já teve alguma dúvida sobre a existência e a presença de Deus?
Você já sentiu o medo da morte se aproximar de você e sua família?
Se sua resposta foi sim para uma ou mais dessas perguntas, você não está sozinho. Na Bíblia temos um belo salmo, o Salmo 77. Asaph, neste Salmo está cantando sobre a experiência de cativeiro que o povo de Judá enfrentou durante a invasão e exílio babilônico.
O país foi destruído. As cidades foram incendiadas, incluindo Jerusalém. O Templo foi destruído. Famílias foram destruídas, e algumas delas levadas para o cativeiro.
Durante aquela hora escura, quando a angústia era generalizada, não importava se você era uma pessoa boa e religiosa ou uma idólatra. Todos foram afetados.
Sofrimento, desespero e um tremendo estresse tomaram conta daqueles que foram deixados para trás, que não morreram, ou aqueles que foram levados para a Babilônia. Parece que Deus tinha se esquecido deles e deixado os babilônios fazerem o que quisessem fazer.
Este Salmo nos ajudará a lidar com esse tipo de situação que enfrentamos de vez em quando em nossas vidas. Tempos em que nossas tribulações e problemas são tão profundos que não sabemos o que fazer, ou o que dizer.
Em seu salmo Asaph compartilha conosco que há, pelo menos, três coisas que todos devemos fazer quando enfrentamos essas adversidades em nossas vidas. Nas próximas semanas vamos examiná-los e aprender o que fazer quando as adversidades baterem em nossa porta. Enquanto isso, faça um esforço para ler o Salmo 77 durante esta semana.
Tenha um abençoado fim-de-semana,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário