sábado, 11 de setembro de 2021

Como enfrentar adversidades – Parte 2

            Todos nós enfrentaremos adversidades em nossas vidas. Não é uma questão se vamos ou não, mas de quando. No Salmo 77 aprendemos o que fazer quando enfrentamos esses tempos difíceis. Asaph nos diz que a primeira coisa que devemos fazer é “Clamar”. Sim, isso mesmo. Nos versos 1-10 ele nos diz que isso é o que ele fez quando ele estava passando por um momento difícil em sua vida.

Não tem problema clamar. Mesmo que você não tenha lágrimas, você pode chorar. Nesses versos aprendemos isso – A primeira coisa que temos que fazer é abrir nossos corações e bocas para Deus e deixar Ele saber. Devemos deixá-Lo saber como nos sentimos; onde a dor está; e o que está acontecendo dentro e fora de nós.

Asaph diz neste salmo: “Salmo 77:1 Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda!” Ele clamou a Deus. Ele gritou. Ele queria ser ouvido.

Em versos 2-4 temos isso: “Salmo 77:2 No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se. [3] Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito. [4] Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar.”

Ele procurou a Deus quando ele estava em apuros. Ele orou com as mãos levantadas em direção ao céu. Mas todos esses atos religiosos não confortaram sua alma. O pensamento de Deus o fez gemer. O sono se foi por causa de sua angústia. E agora ele não pode mais orar.

Ele continua dizendo: “Salmo 77:5 Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos. [6] De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta. [7] Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício? [8] Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações? [9] Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias? [10] Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo.”

Ele se lembrou dos bons tempos de outrora. Mas eles se foram. Ele tentou encontrar as razões pelas quais ele estava passando por todos esses problemas, e a primeira que vem à sua mente é: Deus me rejeitou. A segunda é: Não há esperança.

Ele não tornará a ser propício?

Cessou perpetuamente a sua graça??

Caducou a sua promessa para todas as gerações?

Esqueceu-se Deus de ser benigno?

Terá Ele reprimido as suas misericórdias? 

Então ele concluiu: Este é o meu destino. Deus está contra mim. As mãos dEle estão contra mim.

A segunda coisa que temos que fazer é compartilhar nossa dor. Temos que compartilhar com Deus, e temos que compartilhar com as pessoas ao nosso redor. Encontre um pequeno grupo ou um irmão ou irmã, e compartilhe com eles e ore com eles. Compartilhe o que está acontecendo em sua vida e leve isso em oração ao Senhor.

Meu amigo, não passe por suas provações e tribulações sozinho, clame ao Senhor, Ele está mais perto do que você pensa. E encontre amigos que se importam com você, compartilhe com eles, e deixe que eles orem por você.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: