Ele ressuscitou!
Ele ressuscitou mesmo!
Mesmo que no domingo de Páscoa nossas igrejas estejam cheias de pessoas, nem todas acreditam que a ressurreição realmente aconteceu.
Recentemente, o Grupo Barna (www.barna.org) compartilhou que apenas 2 em cada 3 americanos reconhecem a Páscoa como um feriado religioso. O estudo continuou dizendo: “Ao todo, 42% dos americanos disseram que o significado da Páscoa era a ressurreição de Jesus ou que significa a morte de Cristo e o retorno à vida.”
A ressurreição de Jesus é narrada no Novo Testamento, mais especificamente nos Evangelhos. Comparando com os escritos de Platão, Aristóteles, Tucídides e César, o Novo Testamento é o documento antigo com mais cópias e manuscritos. Foi escrito entre 40-100 AD e nossas primeiras cópias dos manuscritos do Novo Testamento são dos anos 130 (menos de 100 anos) e temos 5000 cópias gregas, 10.000 cópias latinas e 9300 cópias em outras línguas.
Mas não são apenas os Evangelhos que mencionam Jesus, sua vida, morte e ressurreição, Flávio Josefo, um proeminente historiador judeu, corroborou as profecias, milagres e crucificação de Jesus. Tácito, um historiador romano, chega ao ponto de mencionar sua morte e ressurreição.
São evidências muito importantes de Sua ressurreição. A grande questão é: com todas essas evidências, por que as pessoas ainda não querem acreditar?
No Evangelho de Mateus, temos essa narração: “[11] E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera. [12] Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, [13] recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos. [14] Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. [15] Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje. Mateus 28: 11-15.”
É claro que a ressurreição aconteceu, mesmo com todas as precauções que foram tomadas pelos sacerdotes e Pilatos. Eles sabiam que algo estava por vir, e decidiram estar preparados. Mas isso não funcionou bem.
Eles até tinham uma guarda romana. Todos sabemos que uma unidade de guarda romana consistia em quatro soldados. Parece fisicamente impossível para os discípulos passarem pelos soldados e, em seguida, mover uma pedra de duas toneladas e inclina-la em silêncio absoluto. Certamente, os guardas teriam ouvido alguma coisa.
A tumba também foi selada com um selo romano. Qualquer um que movesse a pedra quebraria o selo, um crime punível com a morte. Guardas romanos podiam ser executados por dormir em vigilância e receber suborno.
Com todas as evidências a favor da ressurreição, por que é tão difícil de acreditar? Por que as pessoas têm dúvidas sobre as afirmações de Jesus e sua ressurreição? Você luta com a ressurreição de Cristo? Conhece alguém que tem dúvidas? Nas próximas semanas vou compartilhar algumas dasrazões pelas quais as pessoas não querem acreditar, na história baseada no evangelho de Mateus.
Meu amigo, Jesus está vivo. Ele está vivo mesmo!
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário