Estamos testemunhando cada vez mais a individualização de nossa cultura. Estamos nos isolando das pessoas e achamos que as mídias sociais substituirão a interação pessoal. Acredite ou não, essa atitude já está presente nas igrejas hoje. As pessoas pensam que podem ir à igreja sentados na frente de um computador ou um celular. Não, não podemos. Igreja é mais do que isso.
Há duas maneiras de olhar para a igreja, de cima para baixo ou de baixo para cima. No Salmo 132 o salmista começa por este último. Ele olhará para a igreja na perspectiva da PARTICIPAÇÃO HUMANA. Dos versos 1 a 10, o salmista nos descreve os primeiros participantes neste corpo especial que é a igreja, o povo. Nesses versos ele nos dá alguns aspectos importantes dessa participação. Vamos ver quais são eles.
A – Compromisso Firme – A nossa primeira participação é um forte compromisso com Deus. O salmista diz que fará um juramento e um voto. Isso é o que fazemos em nosso batismo e profissão de fé. Para cada um de nós fazer parte da igreja, nós nos comprometemos. O desafio é que a maioria de nós esquece ou negligencia esse compromisso. Aqui está o que o salmista escreveu: “[1] Lembra-te, SENHOR, a favor de Davi, de todas as suas provações; [2] de como jurou ao SENHOR e fez votos ao Poderoso de Jacó:”
B – Busca incessante – A segunda coisa que temos que fazer é buscar Deus incessantemente. A vida cristã não pode ser feita e vivida apenas nos fins de semana. Nós somos a igreja todos os dias de nossas vidas. Ser a igreja é um esforço de tempo integral. O salmista disse: “[3] Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, [4] não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, [5] até que eu encontre lugar para o SENHOR, morada para o Poderoso de Jacó.”
C – Adoração Humilde – A terceira atitude é uma humilde adoração. Fazemos isso quando reconhecemos quem Deus é e o adoramos. Esta é a atitude interna, vem direto do nosso coração. O salmista disse: “[6] Ouvimos dizer que a arca se achava em Efrata e a encontramos no campo de Jaar. [7] Entremos na sua morada, adoremos ante o estrado de seus pés. [8] Levanta-te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca de tua fortaleza.”
D – Liderança Justa e Ungida – O próximo aspecto da igreja é uma liderança justa. Igreja é o negócio mais importante da nossa vida. Por isso devemos ter a melhor liderança possível para conduzir a vida da igreja. O salmista é claro sobre isso: “[9] Vistam-se de justiça os teus sacerdotes, e exultem os teus fiéis. [10] Por amor de Davi, teu servo, não desprezes o rosto do teu ungido.”
E – Adoração Alegre – Finalmente expressamos nossa adoração através de uma adoração alegre. Quando cantamos, cantamos; quando oramos, oramos; quando confessamos, confessamos; expressamos nossa felicidade com tudo o que temos. “[9] Vistam-se de justiça os teus sacerdotes, e exultem os teus fiéis”
Meu amigo, espero que você seja um membro da igreja, e se você for, espero que essas características sejam parte do seu envolvimento na vida de sua igreja.
Tenha um abençoado fim-de-semana,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário