Qual é o primeiro pensamento ou imagem que vem à sua mente quando você ouve a palavra igreja? Como quase todo mundo, você imagina um prédio. Alguns os visualizam pequenos e numa área remota; outros imaginam grande, como catedrais; alguns imaginam um prédio velho; e alguns vislumbram um edifício novo e moderno. Claro, muitos de nós pensamos em nosso próprio prédio da igreja.
É assim que a maioria das pessoas pensam sobre a igreja. Hoje temos uma ideia errada sobre a igreja. Igreja para nós é um prédio onde se realiza reuniões religiosas. É muito importante para nós entendermos que essa não é a ideia de Deus sobre a igreja. Para Deus, a igreja é o encontro entre Ele e Seu povo.
Esta foto é de uma igreja no Quênia. A Igreja Presbiteriana no Quênia é maior que a PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos). Eles se encontram em diferentes tipos de edifícios. Eles estão sofrendo perseguição, às vezes eles não têm um prédio para suas reuniões. Podemos ter um lugar dedicado e especial para esse encontro, mas esse lugar não é a igreja; é apenas o prédio onde a igreja se encontra.
Aprendemos que os Cânticos de Romagem foram cantados quando as pessoas faziam sua viagem a Jerusalém para adorar. O salmista no Salmo 132 está tentando ajudar as pessoas que vieram, ou estão vindo para adorar, a entender o princípio da verdadeira igreja, a igreja que vai além dos edifícios.
Estar no Templo físico era importante para as festividades, mas a igreja era mais do que isso. Igreja é a relação entre Deus e Seu povo. A igreja envolve a participação de Pessoas e Deus. Vamos ver o que o salmista tem a nos dizer sobre isso.
Quando o salmista escreveu este salmo, ele provavelmente queria descartar as dúvidas que muitas pessoas tinham em mente, SOMOS REALMENTE A VERDADEIRA IGREJA?
Isso não é difícil de entender. Quando eles tinham que andar toda aquela distância e fazer todos aqueles sacrifícios; às vezes, as dúvidas vinham à sua mente, se eles estavam fazendo a coisa certa para a causa certa, ou não.
Deus através do salmista ajudou-os a entender que eles poderiam descobrir se eles estavamfazendo a coisa certa. Eles poderiam saber se eram membros da verdadeira igreja ou não.
Da mesma forma que este salmo nos ajudará a descobrir sobre a verdadeira igreja. Em uma época em que há tantas igrejas e todas elas afirmam ser a única, é importante para nós termos certeza de que a comunhão onde nos reunimos é a que Deus tem em mente para nós.
Nas próximas semanas meditaremos sobre este belo salmo e aprenderemos as lições vitais sobre a verdadeira igreja.
Tenha um abençoado fim-de-semana,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário