Por que é tão difícil para nós entendermos que a igreja é mais do que um prédio ou uma organização? O cristianismo no ocidente tem essa mentalidade de que um edifício define uma igreja. Uma igreja, a verdadeira igreja, é formada por pessoas e Deus. A igreja é o encontro de pessoas redimidas com seu Deus.
No Salmo 132 o salmista compartilha conosco, entre outras coisas, lições incríveis sobre a verdadeira igreja. Em minha última mensagem escrevi sobre a participação das pessoas. Hoje vamos aprender sobre A PARTICIPAÇÃO DE DEUS – versos 11-18.
A outra pessoa que faz uma igreja ser a verdadeira igreja é Deus. Deus tem que estar envolvido na vida da igreja, se não ela será apenas um serviço social ou um clube social. Vejamos o que podemos aprender sobre a participação de Deus na vida da igreja.
A – Deus Escolhe Seu Povo – Neste segundo aspecto da verdadeira igreja aprendemos que Deus é quem escolhe seus membros. Você não é um membro da igreja porque você gosta da igreja e se sente confortável nela. Você é um membro da verdadeira igreja porque Deus decidiu que você deveria fazer parte dela. A decisão é dEle e não nossa. O versículo 13 diz o seguinte: “[13] Pois o SENHOR escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada:”
B – Jesus É o Rei do Seu Povo – O próximo aspecto da participação de Deus na vida da igreja é que Jesus é o Rei, o chefe e o dono. É muito importante para nós entendermos isso. A igreja não é uma verdadeira igreja a menos que Jesus seja o chefe da igreja e seu rei. O salmista deixa isso claro no versículo 14: “[14] “Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi.”” Outras versões traduzem desta maneira: “Aqui eu viverei para sempre; é aqui que eu quero reinar.”
C – Deus abençoa seu povo lá – A próxima participação de Deus na vida da verdadeira igreja são as bênçãos que Ele distribui ao Seu povo. Uma verdadeira igreja é uma igreja abençoada por Deus.No versículo 15 temos isso: “[15] Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres.” Sim, Deus lhe dará provisões abundantes e alimentará aqueles que não têm a capacidade de se alimentar.
D – Deus Salva seu Povo – O próximo envolvimento de Deus é a salvação do Seu povo. Nãopodemos ser membros da igreja se não formos salvos. Podemos ter nosso nome em uma igreja local, mas a verdadeira igreja só tem espaço para pessoas redimidas. No versículo 16, lemos isso: “[16] Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e de júbilo exultarão os seus fiéis.” Salvação e seu primeiro fruto, gratidão, são marcas da verdadeira igreja.
Isso não é tudo o que Deus faz na vida da igreja. Na próxima semana veremos mais alguns aspectos de Sua participação na vida do seu povo.
Meu amigo, você é capaz de identificar a presença e a participação de Deus em sua igreja? Ele faz parte da sua vida? Você está envolvido na vida de sua igreja?
Tenha um abençoado fim-de-semana,
Pastor Lucas