Você já teve aquela sensação de que Deus não está perto de você? Parece que tomamos caminhos diferentes, nos separamos, e agora Ele está longe. Há momentos em nossas vidas que percebemos que não estamos mais perto de Deus. Nós sabemos que deixamos sua presença e Ele está distante de nós.
Essa sensação piora quando vemos os problemas vindo em nossa direção e sabemos que Deus não pode ser alcançado; pelo menos pensamos que Ele não pode ser alcançado. Durante esses tempos, uma mistura de medo, desespero e sentimento de abandono toma conta de nós.
O Salmo 130 narra, de uma forma bonita, a necessidade que todos nós temos de buscar Deus em tempos de crises. O salmista estava vindo à igreja, mas mesmo fazendo tudo o que sua religião prescrevia, ele tinha aquela sensação de distância de Deus.
É nesta situação que ele clama ao Senhor. E a primeira coisa que ele descreve para nós é o conhecimento vital que todos nós que estamos nos sentindo assim devemos ter. A primeira coisa que devemos fazer é reconhecer as coisas importantes e vitais que devemos saber. O salmista compartilha conosco nos versos 1-4 – “[1] Das profundezas clamo a ti, SENHOR. [2] Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas. [3] Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? [4] Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.”
A – A Nossa Situação – A primeira coisa que o salmista nos ajuda a reconhecer é a nossa situação. Como o salmista, devemos avaliar nossa situação espiritual. É vital para nós sabermos onde estamos em nossa relação com Deus.
I – Distância de Deus - A primeira coisa que o salmista reconhece é que Ele está longe de Deus. Ele gritou das profundezas. Ele percebe que não está perto o suficiente de Deus. Você pode ser ousado como o salmista para fazer uma declaração como esta?
II – Barreiras a Deus – A segunda coisa que o salmista percebe é a barreira entre ele e Deus – o Pecado. Ele diz que se Deus observar os nossos pecados, nós estaremos em grandes apuros, porque somos pecadores. Esse conhecimento é muito importante para nós.
B – A Graça de Deus – Conhecer nossa situação é muito importante em nossa jornada, mas devemos desviar nossos olhos de nós e para Deus. O salmista compartilha conosco outro importante reconhecimento que é crucial para nós. Precisamos conhecer a graça de Deus. Deus é um Deus justo; mas Ele também é um Deus cheio de graça.
I – Ele Escuta - Sua graça o torna capaz de ouvir nossas orações da profundidade e de nossos pecados. Não precisamos ficar com medo ou sermos desencorajados, se clamarmos, Deus ouvirá.
II – Ele é misericordioso – Ele vai ouvir, não porque somos bons, mas porque Ele é misericordioso. O salmista deixa claro que Ele é misericordioso. A habilidade que Deus tem de ouvir nossas orações é baseada em Suas maravilhosas misericórdias.
III – Ele Perdoa – Finalmente, é muito importante que saibamos que nosso Deus é um Deus perdoador. Não importa como você se sente ou quão longe você está dEle, Ele ainda está lá esperando por você voltar para casa. Ele está lá, pronto para perdoá-lo e abençoá-lo.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário