No Brasil temos um ditado quando algo muito ruim acontece conosco e não desejamos isso a ninguém, dizemos: “Não desejo isso a ninguém, nem mesmo ao meu pior inimigo”. Nos últimos versos do Salmo 129, o salmista expressa algumas palavras duras em relação aos seus inimigos.
Alguns estudiosos pensam que é uma oração, mas outros pensam que é uma profecia. É como se o salmista estivesse dizendo que isso é o que aconteceria se os inimigos fizessem essas coisas. Alguns comentaristas acreditam que o salmista deseja a derrota dos seus inimigos.
Essa é a segunda parte deste salmo; é uma expressão de seu desejo em relação aos seus inimigos. Como você pode ver ele é claro em seu desejo, ele quer a derrota deles em todas as áreas da vida.
Isso pode chocá-lo, mas esta é a beleza das Escrituras, e principalmente, os salmos, podemos ver dentro do coração dos salmistas. Eles expressam coisas que nunca diríamos em voz alta. O salmista realmente quer que seus inimigos sejam derrotados; é simples assim.
A – Na Vida Social (pública) – “[5] Sejam envergonhados e repelidos todos os que aborrecem a Sião!” Sejam envergonhados e repelidos. A primeira derrota que o salmista deseja para seus inimigos é a derrota na vida pública. O salmista ora por uma derrota pública, para que todos saibam que a guerra e os ataques de seu inimigo foram uma guerra injusta e errada.
B – Na Vida Material – "Sejam como a erva dos telhados, que seca antes de florescer,” Além da derrota pública, o salmista deseja que seus inimigos tenham brevidade de vida e produtividade. Sim, esta é a segunda coisa que ele deseja uma derrota material em suas vidas. Ele quer que eles sejam envergonhados e paguem financeiramente pelo que fizeram contra Deus, a fé e os filhos de Deus.
C – Na Vida Espiritual – “[8] E também os que passam não dizem: A bênção do SENHOR seja convosco! Nós vos abençoamos em nome do SENHOR!” Finalmente, ele não quer que eles tenham as bênçãos do povo e a bênção do Senhor. Se eles estão fazendo algo errado, o salmista não quer que as pessoas digam: “Deus te abençoe!”
Como você pode ver o salmista deseja uma derrota espiritual para esses inimigos. Eles saberão que seus deuses e crenças estão errados. Eles não serão abençoados por ninguém. As bênçãos que nos sustentam em nossas lutas, eles não terão em suas vidas porque não aceitam Deus e Sua palavra.
Este salmo nos ajuda a entender que em nossas vidas enfrentaremos inimigos que não gostam de nosso Deus, nossa fé e, consequentemente, de nós. Este salmo nos ajuda a aprender o que eles fazem, como eles agem, e o que eles vão fazer contra nós. Mas também aprendemos a resistir e a lidar com os desejos que temos em nossos corações em relação a esses inimigos.
Meu amigo, em nossa jornada neste mundo vai nos fazer sofrer, alguns de nós um pouco, alguns de nós muito, e vamos enfrentar inimigos que farão qualquer coisa em seu poder para nos atrasar ou nos imobilizar totalmente, mas eles não terão sucesso. No final, seremos vitoriosos com nosso o Senhor e nossa fé.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário