Como os peregrinos, nós cristãos sabemos que teremos oposição; enfrentaremos inimigos em nossa jornada. A questão não é o que ou quando, já sabemos a resposta para essas perguntas. O que precisamos saber é como nossos inimigos agirão e o que podemos fazer para resistir aos seus ataques.
Salmo 129 pode nos ajudar a encontrar respostas para essas perguntas. Em nosso último artigo vimos o que eles fazem quando nos atacam, agora veremos como o inimigo trabalhará contra nós.
B – O Modus Operandi – O segundo aspecto do ataque que aprendemos neste salmo é o seu Modus Operandi. Este são os métodos que os nossos inimigos usam para nos atacarem. O salmista descreve os instrumentos que nossos inimigos usarão para calar nossas bocas e nossas vidas.
I – Opressão – No versículo 2 temos isso, “[2] desde a minha mocidade, me angustiaram, todavia, não prevaleceram contra mim.” A primeira maneira de nos opor é a opressão. Isso é uma ação política. Você é a minoria entre uma maioria que não gosta de você; ou você é uma maioria vivendo em um lugar onde a minoria governa contra você.
II – Drenar Nossa Energia – No versículo 3, o salmista diz o seguinte: “[3] Sobre o meu dorso lavraram os aradores; nele abriram longos sulcos.” Isto descreve a segunda maneira de nos atacar. É arar nossas costas; drenar nossa energia; nos fazer sangrar até que não tenhamos mais força para continuar em nossa fé e luta. Essa ideia é nos atrasar em nosso esforço.
III – Amarrar – Cordas – No versículo 4 temos isso, “[4] Mas o SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios.” Finalmente, eles usarão cordas para nos amarrar e imobilizar nossos esforços para continuar praticando nossa fé. Esta é uma tentativa de nos deter, totalmente.
C – A Resistência – A próxima lição que esse salmo nos ajuda a aprender é sobre a resistência no meio da luta.
O salmista não está reclamando, contra seus inimigos, ele está fazendo uma declaração de fé; ele está se colocando em pé e resistindo. Ele está declarando que vai se levantar e não vai se curvar com esses ataques.
Há duas áreas onde ele vai se levantar.
I – Interna (Por dentro) – No verso 2 lemos, "[2] ... todavia, não prevaleceram contra mim. Nossa primeira atitude é não ceder. Essa atitude é a interna: “Eles podem fazer o que quiserem, mas eu vou me levantar e resistir.” Isto é o que o salmista está dizendo. "Eu não vou entregar os pontos facilmente."
II – Externa (De Fora) – No versículo 4 temos isso, "[4] SENHOR é justo; cortou". A resistência não é apenas interna, mas também externa. O salmista não está contando apenas com sua própria força; ele está, acima de tudo, contando com a ajuda do Senhor. O Senhor é quem nos livrará de nossos inimigos. Ele é o único que é justo e vai nos libertar dessas cordas.
Meu amigo, agora sabe como os inimigos vão atacá-lo e as armas que usarão. Você também sabe resistir. Deus irá fortalecê-lo e também irá defendê-lo e protegê-lo. Não tenha medo. Aguente firme.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário