sábado, 16 de janeiro de 2021

Salmo 128 – As Bênçãos do Senhor – Parte 2

Abuso, vício, problemas de comunicação, divórcio, luto, paternidade, pornografia, atração pelo mesmo sexo e suicídio, são apenas uma pequena lista de todos os desafios que a família contemporânea enfrenta hoje.

A família provavelmente é uma das instituições tradicionais que mais sofreu mudanças nos últimos anos. Estamos vendo e experimentando tantas mudanças que algumas pessoas estão começando a defender a abolição do casamento.

Salmo 128 deixa claro que Deus tem um plano para a família e Ele a abençoará. As bênçãos começarão na vida individual ou pessoal e se expandirão na vida familiar. Este é o segundo passo para as bênçãos do Senhor, a vida familiar.

Depois de receber as bênçãos em nossa vida pessoal, essas bênçãos fluirão para nossa família. Isto é o que o salmista diz: “[3] Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.”

            A – Esposa/Cônjuge

A primeira pessoa a receber a bênção do Senhor que vem de você será seu cônjuge.  Hoje as crianças estão substituindo os cônjuges. Eles estão se tornando mais importantes e recebendo mais atenção do que nossos cônjuges. O amor e cuidado com seu cônjuge deve ter prioridade em sua casa.

                        I – Será frutífero – O salmista diz que o cônjuge será uma videira frutífera. Estamos vendo um envolvimento maior de ambos os pais em tarefas domésticas.

                        II – Uma fonte de alegria – A pessoa também será uma fonte de alegria. O fruto que essa pessoa vai produzir é a alegria. A palavra videira aqui significa alegria, já que ela era uma fonte de alegria para os israelitas. Quando temos as bênçãos do Senhor o casamento cresce e temos alegria nele.

            B – Crianças

A próxima área onde as bênçãos afetarão a família é com as crianças.

                        Como rebentos da oliveira – vitalidade, saúde e preciosos – O salmista menciona duas coisas sobre as crianças, a primeira é que eles seriam como brotos da oliveira. A oliveira, na época, representava não só vitalidade e saúde, mas também era preciosa. As crianças seriam assim, saudáveis e muito importantes.

                        II – À roda da tua mesa – relacionamento próximo – O segundo aspecto da bênção do Senhor sobre as crianças é o relacionamento. O salmista diz que as crianças estariam em volta da mesa. Isso significa uma relação próxima, algo que não vemos hoje entre os pais e seus filhos. Cada vez mais estamos vendo a relação entre pais e filhos sendo dissipada. Com todas as ferramentas de comunicação, os pais ainda estão tendo dificuldade em se comunicar com seus filhos. 

O salmista continua dizendo que “[4] Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” Aquele que teme o Senhor será assim abençoado. Isso é o que acontece quando você tem sua vida no lugar certo com Deus.

Nossas famílias são especiais aos olhos do Senhor e Ele quer abençoá-las.

Deus te abençoe,

          Pastor Lucas

Nenhum comentário: