No Brasil é comum morar em casas com muros e grades nas janelas, portas e portões reforçados, muros altos com vidros quebrados para proteger contra ladrões. As pessoas estão trancadas dentro de suas casas enquanto os bandidos andam livremente nas ruas. É uma situação muito triste.
Lembro-me do meu choque quando cheguei na América e não vi paredes ao redor das casas. Todos os dias, durante minhas primeiras semanas, eu saía no final do dia para recolher os brinquedos e ferramentas que eram deixados no jardim da frente. Meus anfitriões se divertiram comigo.
Depois de um tempo eles me desafiaram a deixá-los lá um dia e ver se os brinquedos e ferramentas estariam lá na manhã seguinte. Aceitei o desafio, e no dia seguinte, para minha surpresa, tudo estava lá intocado. Foi então que percebi que a América era realmente um lugar diferente.
Violência, imoralidade, dúvidas, desespero, drogas, e abuso de menores, entre outras coisas, estão manchando nosso mundo. Como podemos ter um lugar melhor onde estamos? Talvez mais polícia, mais leis, mais empresas de segurança, etc.?
Nosso ponto de partida está errado. Queremos um país melhor e se tivermos isso, teremos uma família melhor e então seremos melhores.
Deus tem uma abordagem diferente: ele começa com a nossa pessoa, e daí vai para a família, e só então, vai para a comunidade. Isto é o que aprendemos com o Salmo 128.
A palavra bênção significa feliz, afortunado. O abençoado é aquele a quem Deus faz feliz e recompensa. Vejamos os passos em direção às bênçãos do Senhor.
1 – NA VIDA PESSOAL – O primeiro passo é em nossa vida pessoal. Estamos, na maioria das vezes, virando a pirâmide de cabeça para baixo. Queremos que as bênçãos nacionais e comunitárias venham até nós em nossa vida pessoal. Isso não vai acontecer.
As bênçãos começam primeiro em nossa vida pessoal. O salmista nos ajuda a ver isso.
A – Suas causas – A primeira coisa que ele compartilha conosco são suas causas. O versículo diz: “[1] Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!.”
I – Temor do Senhor – A primeira causa é o temor do Senhor. Essa é a percepção de que Deus é Deus e Ele é todo-poderoso e tremendo. A percepção de que Ele é o Senhor deve nos fazer tremer.
II – Obediência – caminhando em seus caminhos – A segunda causa para a bênção em nossa vida pessoal é a obediência. O salmista diz que devemos andar em Seus caminhos. Quando temermos o Senhor, certamente o obedeceremos, e faremos o que Ele disser em Sua Palavra.
B – Seus Resultados – Frutos – Depois disso, o salmista nos dirá os resultados desse tipo de vida, seus frutos. O segundo versículo diz: “[2] Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.”
I – Bênçãos – O primeiro fruto é a felicidade pessoal. A pessoa que teme e obedece ao Senhor é uma pessoa feliz e bem-aventurada.
II – Prosperidade – O segundo fruto é a prosperidade. Essa pessoa vai progredir em todas as áreas de sua vida.
Como podem ver, Deus está disposto a abençoar nosso país, comunidade e família, mas ele vai começar com você e comigo. Você está pronto?
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário