sábado, 30 de janeiro de 2021

Salmo 129 – Enfrentando Nossos Inimigos – Parte 1

             Em nossa vida teremos que lidar com pessoas que podem ser consideradas inimigas, nossos inimigos. Eles são nossos inimigos, mesmo que pensemos que não fizemos nada para nos tornarmos seus inimigos.

Eles são nossos inimigos antes de tudo, porque eles são inimigos do nosso Deus. Eles não gostam de Deus, ou mesmo a ideia de que existe um Deus. Em segundo lugar, eles são inimigos da nossa fé. Eles não acreditam no que acreditamos. Eles vão fazer tudo o que eles puderem para destruir nossa fé. Em terceiro lugar, eles são inimigos do nossocomportamento. O ódio contra nosso Deus e nossa fé trará sua animosidade para nós. Eles não gostam do modo como vivemos nossas vidas. Sofreremos por isso, por nosso Deus e por nossa fé.

Só há uma saída para a perseguição, e isso é ceder. Se você não quer enfrentar seus inimigos, você deve desistir da sua fé em Deus, suas crenças e seu comportamento. Se você não quer enfrentar seus inimigos, você deve ficar quieto e não falar sobre seu Deus e sua fé. Se você não quer enfrentar seus inimigos, você deve parar de praticar sua fé e os mandamentos do seu Deus.

No Salmo 129 aprendemos que as pessoas que faziam a viagem a Jerusalém para adorar teriam oposição, e às vezes esses inimigos usariam a violência para detê-los. Da mesma forma que os inimigos da nossa fé são reais e ativos. Eles farão qualquer coisa em seu poder para nos parar ou nos destruir, por causa do nosso Deus e da nossa fé. 

Vamos aprender com o salmista como enfrentar nossos inimigos.

1 – RESISTIR AOS SEUS ATAQUES – A primeira coisa que é mencionada neste salmo é como resistir aos seus ataques. Vejamos como os inimigos atacam nossa fé, nosso Deus e nós. No primeiro verso que temos isso, “[1] Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, Israel que o diga;”

            A – Os Ataques – A primeira coisa que o salmista nos ajuda a entender são os ataques.

                        I – Muitos – “Muitas vezes..." – Esses ataques são muitos e grandes; esta é a primeira coisa que o salmista menciona. Não é apenas uma palavrinha aqui e ali; ou um pouco de ação aqui e ali. Nossos inimigos desencadearão um ataque forte e organizado contra tudo o que acreditamos.

                        II – Público – “Israel que o diga;” – A segunda coisa mencionada neste salmo é que o ataque é público. O salmista pede o testemunho de toda a nação. Ele está dizendo que o ataque não é algo escondido em algum canto do mundo, mas é público, feito à luz do dia.

                        III – Duração – “Desde a minha mocidade” – Duração é o terceiro assunto que o salmista menciona quando fala sobre o ataque. Este ataque está vindo e acontecendo desde que ele era jovem. Tem sido por um longo tempo, e não parece que vai desaparecer em breve.

Infelizmente, não precisamos ir longe demais para experimentar a oposição em nossa fé; estamos enfrentando isso aqui e agora. Nossas crianças estão enfrentando isso em suas escolas; enfrentamos isso em nossos locais de trabalho, e às vezes em nossas famílias.

Meu amigo, da mesma forma que os peregrinos cantaram este salmo enquanto iam para Jerusalém para adorar a Deus, não deixe que seus inimigos o impeçam de servir o Senhor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 23 de janeiro de 2021

Salmo 128 – As Bênçãos do Senhor – Parte 3

            Estamos assistindo e alguns de nós estão aderindo à nova moda entre os evangélicos, a igreja amistosa para com os que buscam ou sensível ao interessado (Seeker Friendly). Alguém chamou de ministério do CEP. Essas igrejas tentam fazer tudo o que podem para atrair interessados, pessoas que estão caçando ou procurando uma igreja.

A maioria de nós já esteve lá e fez isso. Em um certo ponto de nossas vidas pensamos que se tivéssemos uma boa comunidade onde pudéssemos nos conectar, nossas famílias seriam melhores, e nossas vidas pessoais melhorariam. Pensamos que a comunidade faria a diferença.

Às vezes pensamos que se a comunidade tem as bênçãos do Senhor nossa família vai receber algumas e nós vamos ter algumas. Estamos errados! Este não é o caminho que Deus planejou. Este caminho começa com o indivíduo e vai para a família e depois para a comunidade.

Depois de ter a bênção do Senhor em sua vida pessoal e em sua vida familiar, então e só então, você terá a bênção do Senhor em sua comunidade.

3 – NA VIDA COMUNITÁRIA – Vamos ver como as bênçãos do Senhor chegam à comunidade. No Salmo 128 temos esses versos: “[5] O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, [6] vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”

            A – O Templo é o ponto de partida – O salmista nos ajuda a entender que a bênção vem de Sião, onde o Templo foi construído. Devemos perceber que as bênçãos do Senhor virão para a comunidade do Templo.

            B – Envolve toda a nossa vida – A segunda coisa que devemos saber é que as bênçãos virão do Templo, mas envolverá toda a nossa vida. Às vezes temos bons tempos em nossas vidas e achamos que isso será suficiente para trazer as bênçãos do Senhor. Estamos errados. O salmista diz, “durante os dias de tua vida.” Esse é o objetivo e o propósito para nós.

            C – Vai produzir frutos – Esse tipo de vida comunitária trará frutos em nossas vidas. São os frutos que vêm das bênçãos do Senhor. Vejamos alguns desses frutos:

                        I – Assistindo a prosperidade da comunidade – O primeiro fruto é que a comunidade prosperará em todas as áreas. Veremos coisas boas em todos os aspectos de nossas vidas.

                        II – Assistindo sua posteridade – Envelheceremos e veremos nossa posteridade crescer. Veremos nossos filhos, netos, e alguns de nós verão bisnetos. Esta é uma bênção extraordinária.

                        III – Paz – Finalmente nós teremos paz na comunidade. Nós realmente poderíamos usar um pouco dela agora, em nossas comunidades; o problema é que este é o fim de um processo longo e às vezes difícil. É possível, mas nem sempre é fácil.

Como você pode ver as bênçãos do Senhor começam em nossa vida pessoal, alcança nossa família, e vai para nossa comunidade. Cada um de nós é responsável por levar essas bênçãos para nossas comunidades e nossas famílias.

Se nossa comunidade não tem prosperidade, crescimento e paz é porque as bênçãos do Senhor não estão fluindo de nossas famílias e de nossas vidas pessoais.

Cada um de nós tem um trabalho a fazer, ser um instrumento para trazer a bênção do Senhor sobre nossa família e nossa comunidade.

Vamos fazer isso!

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 16 de janeiro de 2021

Salmo 128 – As Bênçãos do Senhor – Parte 2

Abuso, vício, problemas de comunicação, divórcio, luto, paternidade, pornografia, atração pelo mesmo sexo e suicídio, são apenas uma pequena lista de todos os desafios que a família contemporânea enfrenta hoje.

A família provavelmente é uma das instituições tradicionais que mais sofreu mudanças nos últimos anos. Estamos vendo e experimentando tantas mudanças que algumas pessoas estão começando a defender a abolição do casamento.

Salmo 128 deixa claro que Deus tem um plano para a família e Ele a abençoará. As bênçãos começarão na vida individual ou pessoal e se expandirão na vida familiar. Este é o segundo passo para as bênçãos do Senhor, a vida familiar.

Depois de receber as bênçãos em nossa vida pessoal, essas bênçãos fluirão para nossa família. Isto é o que o salmista diz: “[3] Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.”

            A – Esposa/Cônjuge

A primeira pessoa a receber a bênção do Senhor que vem de você será seu cônjuge.  Hoje as crianças estão substituindo os cônjuges. Eles estão se tornando mais importantes e recebendo mais atenção do que nossos cônjuges. O amor e cuidado com seu cônjuge deve ter prioridade em sua casa.

                        I – Será frutífero – O salmista diz que o cônjuge será uma videira frutífera. Estamos vendo um envolvimento maior de ambos os pais em tarefas domésticas.

                        II – Uma fonte de alegria – A pessoa também será uma fonte de alegria. O fruto que essa pessoa vai produzir é a alegria. A palavra videira aqui significa alegria, já que ela era uma fonte de alegria para os israelitas. Quando temos as bênçãos do Senhor o casamento cresce e temos alegria nele.

            B – Crianças

A próxima área onde as bênçãos afetarão a família é com as crianças.

                        Como rebentos da oliveira – vitalidade, saúde e preciosos – O salmista menciona duas coisas sobre as crianças, a primeira é que eles seriam como brotos da oliveira. A oliveira, na época, representava não só vitalidade e saúde, mas também era preciosa. As crianças seriam assim, saudáveis e muito importantes.

                        II – À roda da tua mesa – relacionamento próximo – O segundo aspecto da bênção do Senhor sobre as crianças é o relacionamento. O salmista diz que as crianças estariam em volta da mesa. Isso significa uma relação próxima, algo que não vemos hoje entre os pais e seus filhos. Cada vez mais estamos vendo a relação entre pais e filhos sendo dissipada. Com todas as ferramentas de comunicação, os pais ainda estão tendo dificuldade em se comunicar com seus filhos. 

O salmista continua dizendo que “[4] Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” Aquele que teme o Senhor será assim abençoado. Isso é o que acontece quando você tem sua vida no lugar certo com Deus.

Nossas famílias são especiais aos olhos do Senhor e Ele quer abençoá-las.

Deus te abençoe,

          Pastor Lucas

sábado, 9 de janeiro de 2021

Salmo 128 - As Bênçãos do Senhor – Parte 1

             No Brasil é comum morar em casas com muros e grades nas janelas, portas e portões reforçados, muros altos com vidros quebrados para proteger contra ladrões. As pessoas estão trancadas dentro de suas casas enquanto os bandidos andam livremente nas ruas. É uma situação muito triste.

Lembro-me do meu choque quando cheguei na América e não vi paredes ao redor das casas. Todos os dias, durante minhas primeiras semanas, eu saía no final do dia para recolher os brinquedos e ferramentas que eram deixados no jardim da frente. Meus anfitriões se divertiram comigo.

Depois de um tempo eles me desafiaram a deixá-los lá um dia e ver se os brinquedos e ferramentas estariam lá na manhã seguinte. Aceitei o desafio, e no dia seguinte, para minha surpresa, tudo estava lá intocado. Foi então que percebi que a América era realmente um lugar diferente.

Violência, imoralidade, dúvidas, desespero, drogas, e abuso de menores, entre outras coisas, estão manchando nosso mundo. Como podemos ter um lugar melhor onde estamos? Talvez mais polícia, mais leis, mais empresas de segurança, etc.?

Nosso ponto de partida está errado. Queremos um país melhor e se tivermos isso, teremos uma família melhor e então seremos melhores.

Deus tem uma abordagem diferente: ele começa com a nossa pessoa, e daí vai para a família, e só então, vai para a comunidade. Isto é o que aprendemos com o Salmo 128.

A palavra bênção significa feliz, afortunado. O abençoado é aquele a quem Deus faz feliz e recompensa. Vejamos os passos em direção às bênçãos do Senhor.

1 – NA VIDA PESSOAL – O primeiro passo é em nossa vida pessoal. Estamos, na maioria das vezes, virando a pirâmide de cabeça para baixo. Queremos que as bênçãos nacionais e comunitárias venham até nós em nossa vida pessoal. Isso não vai acontecer.

As bênçãos começam primeiro em nossa vida pessoal. O salmista nos ajuda a ver isso.

            A – Suas causas – A primeira coisa que ele compartilha conosco são suas causas. O versículo diz: [1] Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!.”

                        I – Temor do Senhor – A primeira causa é o temor do Senhor. Essa é a percepção de que Deus é Deus e Ele é todo-poderoso e tremendo. A percepção de que Ele é o Senhor deve nos fazer tremer.

                        II – Obediência – caminhando em seus caminhos – A segunda causa para a bênção em nossa vida pessoal é a obediência. O salmista diz que devemos andar em Seus caminhos. Quando temermos o Senhor, certamente o obedeceremos, e faremos o que Ele disser em Sua Palavra.

            B – Seus Resultados – Frutos – Depois disso, o salmista nos dirá os resultados desse tipo de vida, seus frutos. O segundo versículo diz: [2] Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.”

                        I – Bênçãos – O primeiro fruto é a felicidade pessoal. A pessoa que teme e obedece ao Senhor é uma pessoa feliz e bem-aventurada.

                        II – Prosperidade – O segundo fruto é a prosperidade. Essa pessoa vai progredir em todas as áreas de sua vida.

Como podem ver, Deus está disposto a abençoar nosso país, comunidade e família, mas ele vai começar com você e comigo. Você está pronto?

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 2 de janeiro de 2021

Salmo 127 – Ações de Deus Na Vida de Seu Amado – Parte 3

             Lembro-me de um evento que testemunhei no Brasil na minha juventude que a passagem do tempo não foi capaz de apagar. Eu morava em frente a um posto de gasolina que pertencia a uma família. Era uma grande família e gente muito boa. Um dia vi um cliente muito chateado com o dono do posto de gasolina, as coisas ficaram fora de controle muito rapidamente, as pessoas saíram do carro e começaram a bater nele. E então, do nada, os filhos do dono do posto correram para resgatá-lo, e foram capazes de dominar seus agressores. 

Eu sei que eu não deveria glamourizar a violência, mas aquela cena ficou imprimida na minha memória. Foi uma das coisas mais bonitas que eu vi e me lembro na minha vida daquela época. Ver aqueles garotos vindo em defesa do pai foi realmente algo maravilhoso.

Acredito que esta história é uma boa ilustração dos últimos versos do Salmo 127. Esta é a última ação de Deus na vida de seu amado.

4 – PRESERVAÇÃO – A ação final que Deus irá produzir em nossas vidas é nos preservar e guardar ou proteger. Deus nos guardará de todo o mal e ataques dos inimigos. Ele vai encontrar maneiras de nos manter avançando e seguindo em frente.

O salmista diz “[3] Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. [4] Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. [5] Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

Ele vai fazer isso colocando pessoas em nossas vidas. Aqui neste texto são os filhos. Os filhos são uma bênção do Senhor porque se você tem muitos você será preservado e protegido no dia em que enfrentar o seu inimigo. Naquela época, uma grande família poderia influenciar os julgamentos no portão da cidade.

Ainda hoje, em muitos lugares do mundo, as pessoas têm grandes famílias, para que possam trabalhar juntas e produzir mais, podem se defender contra seus inimigos, etc.

Mas aqui, na civilização ocidental, vivemos em uma época em que grandes famílias não existem mais. Por causa disso precisamos encontrar na igreja irmãos e irmãs, filhos e filhas no Senhor que estarão lá para nos ajudar quando precisarmos deles. A igreja deve se tornar nossa família.

Como podemos ver neste salmo, nós como filhos de Deus devemos colocar nossa fé e confiança em Deus. Precisamos colocar nossas prioridades no lugar certo. É importante trabalharmos para sustentar nossa família, mas é mais importante ter um relacionamento certo com Deus. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, Ele cuidará do resto.

Nosso problema é que não conhecemos Deus o suficiente para confiar nEle. Minha sugestão é que você comece com um passo de cada vez. Dê a Deus pequenas partes do teu tempo todos os dias para orar e ler Sua palavra.

Comece a submeter, pouco a pouco, algumas áreas de sua vida, que você acha que você é que tem controle.

Faça um esforço para ir à igreja toda semana, torná-la uma prioridade. Encontre um tempo, mesmo que você tenha que reorganizar sua agenda, para se encontrar com irmãos e irmãs durante a semana, para a comunhão, oração e estudo bíblico. Peça a Deus para ajudá-lo a fazer isso.

Confie em Deus e saiba que Ele tem mais interesse em você e em tuas ações do que você.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas