sábado, 18 de julho de 2020

Salmo 121 – Quem está guardando você? – Parte 1

Eu não sei sobre você, mas eu tinha uma mãe que era muito, muito rigorosa. Eu, e o resto do mundo sabia muito bem a opinião dela. Meu pai, por outro lado, era o oposto; ele nunca levantou a voz contra mim. Minha mãe, não só levantou a voz, mas também as mãos, o cinto e tudo o que estava ao seu alcance. Mas ao invés de ficar bravo com ela, eu sabia, e certamente sei agora, que ela me protegeria quando eu precisasse.
Muitas vezes na minha vida ela estava lá para vigiar e ver o que estava acontecendo comigo. Quando eu estava em apuros eu sabia que ela estaria lá para me defender. Quando eu estava no exército, ela brincava dizendo isso, “O Lucas é o único que está marchando certo”. Para ela eu era o único certo, todos os outros estavam errados. Mesmo que eu estivesse errado, ela me protegeria.
Essa sensação de segurança e proteção é muito importante para nós. Todos precisamos saber que alguém está lá por nós. Para alguns de nós, é a mãe, o pai, um irmão ou irmã mais velho, para alguns é um bom amigo, ou o seu cônjuge. Precisamos dessa segurança emocional, física e espiritualmente. 
O problema que enfrentamos é que as pessoas, como nossas mães, pais e os outros, não podem fazer tudo o tempo todo. Eles podem nos proteger às vezes, e em algumas áreas, mas não o tempo todo e em todas as áreas. É por isso que precisamos de outra pessoa para cuidar de nós.
O Salmo 121 toca neste ponto importante de nossas vidas. O salmista fala sobre Proteção Segurança. Quando o salmista diz: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?” Ele tem em mente, pelo menos dois tipos de proteção: o primeiro é a Proteção Natural. A montanha significa proteção natural. As cidades eram construídas nas colinas, o que dificultaria um ataque. O segundo é Proteção Espiritual. Naquela época, as pessoas adoravam deuses nos montes. Eles pegavam a montanha mais alta e construíam um altar para invocar algum deus para sua proteção.
O salmista está nos dizendo que sua proteção não viria da posição geográfica das montanhas ou dos deuses das colinas. Sua proteção viria do Deus Todo-Poderoso.  Ele é o único que iria guarda-lo.
Neste salmo ele nos diz quem é o Deus em quem ele confia para sua segurança. Ele diz: Ele é o Deus todo-poderoso.
A primeira coisa que o salmista diz sobre seu Deus é que Ele é o Deus Todo-Poderoso. O salmista o chama de Senhor, o que significa: Yahweh, ou "Eu Sou", o Criador do Céu e da Terra.
A ideia é que nosso Deus é o Deus todo-poderoso. Ele é extremamente poderoso e pode fazer o que quiser. Ele é o criador do universo e Ele pode cuidar de cada um de nós. Ele sabe os nomes das estrelas, Ele sabe tudo sobre nossa vida, todas as necessidades que temos, e toda preocupação que passa pela nossa cabeça e nosso coração está diante dEle.
Como podem ver, Ele é grande, maravilhoso, poderoso, e Ele é o nosso Deus.
Enquanto você lê e ora este salmo diga em voz alta: O SENHOR PODEROSO É O MEU DEUS!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: