sexta-feira, 3 de julho de 2020

Salmo 120 – Senhor eles estão contra mim – Parte 2

Houve um tempo, quando eu era pastor no Brasil, que eu fiz algumas pequenas mudanças na liturgia da minha igreja. Decidimos ter um guitarrista, compramos uma bateria, e adicionamos algumas músicas de louvor e adoração em nossa liturgia. As pessoas podiam levantar as mãos durante o serviço e nós batíamos palmas durante as músicas, coisas assim. Nunca pensei que isso criaria uma grande comoção em nosso presbitério e sínodo.
Por causa disso, comecei a enfrentar uma forte oposição. As pessoas vinham gravar meus cultos, fofocas se espalhavam por toda a cidade, e eu até recebia cartas anônimas me condenando. Claro que essas coisas foram agravadas pelo meu estilo de pregação, mesmo que na época eu não o usasse dentro da igreja, apenas em eventos jovens.
Foi um momento difícil, não só para minha igreja, e para mim, mas também para outras igrejas que começaram a fazer a mesma coisa. Escrevi um livro contando essa história, "A Doutrina da Gravata". Chegou ao ponto de não haver lugar para eu desenvolver meu ministério. Essa foi a principal razão pela qual saí do Brasil.
Todos nós enfrentamos oposição em nossas vidas. Se você acredita em Cristo e o segue, enfrentará oposição. No Salmo 120, o salmista está dizendo que vivia com oposição diariamente. Essa é a segunda lição que aprendemos aqui. Eles tinham que viver e viajar entre pessoas que se opunham a eles e sua fé. Essas pessoas eram pagãs, não tinham o mesmo embasamento espiritual, o que significa que não tinham as mesmas crenças, as mesmas doutrinas, e não tinham os mesmos valores que o povo de Deus tinha.
O salmista nos diz que a arma mais poderosa desses inimigos era a língua deles. Estes são os termos que o salmista usa para descrevê-los: lábios mentirosos, línguas enganosas línguas falsas.
A questão é: o que os inimigos tentarão fazer com suas línguas e mentiras? Quais são seus objetivos e seus propósitos? Deixe-me compartilhar alguns deles com você.
A - O inimigo quer nos convencer de que não somos filhos de Deus, nem bons o suficiente. Essa é a primeira coisa que o inimigo tentará fazer. Eles dirão: "Por que você tem que ir à presença de Deus, se você não é Seu filho? Você não é bom o suficiente. Por que Deus deveria aceitá-lo? 
B - O inimigo quer nos convencer de que vir à igreja é inútil. Eles vão tentar nos convencer que igreja e culto não têm valor em tempos como este. Não é nada prático. Eles dirão: "Por que você desperdiçaria seu precioso tempo com uma igreja? É inútil. Há muitas outras coisas melhores para fazer no domingo de manhã ou de noite.
C - O inimigo quer nos convencer de que a melhor maneira de resolver um problema é através do uso da força. Finalmente, o inimigo tentara nos convencer de que devemos usar nossa própria força, habilidade e poder, para resolver nossos problemas. Você está por conta própria. A vida espiritual e o envolvimento na igreja não farão nada para ajudá-lo a resolver seus problemas. "
Como podem ver, essas mentiras têm a capacidade de enfraquecer nossa determinação de seguir Jesus e servi-Lo. Pouco a pouco vamos ouvi-las e finalmente começaremos a acreditar nelas. Provavelmente esta é a razão pela qual este salmo é o primeiro que as pessoas cantavam quando começavam sua jornada para adorar a Deus.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: