Nossa geração está se afastando rapidamente da cristandade. Não estamos apenas testemunhando, mas também experimentando uma invasão de diferentes culturas e religiões. Isso, para algumas pessoas soa excitante, mas para outros parece uma ameaça. Estamos perdendo nosso espaço, nossa identidade, e em alguns casos nossa própria fé.
Alguns de nós, que tivemos a oportunidade de viver em outro país e experimentar uma cultura totalmente diferente, podemos entender melhor o que o salmista neste salmo está dizendo. Alguns de nós foram bem tratados por causa de nossa fé, mas alguns eram vistos e considerados inimigos, alguém que não era bem-vindo naquele lugar. O salmista neste salmo está falando sobre este último.
Como você pode viver em um lugar onde você e sua fé são rejeitados? Como você pode praticar sua fé quando as pessoas só dizem coisas negativas sobre você e suas crenças? E não só isso, eles estavam lidando com pessoas mentindo e inventando histórias sobre eles e sua religião para desencorajá-los.
Neste salmo aprendemos a enfrentar esse tipo de situação. Devemos viver com a ajuda de Deus. O povo de Deus sabia que essas mentiras tinham a intenção de desencorajá-los, fazê-los se afastar de sua fé em Deus, e parar sua jornada.
Neste salmo aprendemos que o salmista responde de forma correta a este tipo de ataque:
A – Clamando ao Senhor
Não podemos vencer este tipo de batalha tentando explicar cada fofoca, e mentira contra nós. O Senhor é o único que pode nos ajudar durante este tempo. Não temos todas as respostas. Não sabemos como lidar com essa situação. A única maneira é ir ao Senhor e clamar por ajuda.
B – Sabendo que Ele vai ouvir
O salmista tem certeza de que o Senhor está prestando atenção ao seu clamor. O Senhor está ouvindo. Ele conhece nossas necessidades e responderá. É o Senhor que vai cuidar da situação.
C – Sabendo que Ele vai puni-los.
Os terrores do Senhor são suas flechas; e sua ira é comparada com a queima de carvão de zimbro, que têm um calor feroz, e mantêm o fogo por muito tempo. O Senhor cuidará dos lábios mentirosos, línguas enganosas e das línguas falsas.
D - Sabendo que Ele livrará minha alma
O foco principal aqui é nossa alma. No final, é nossa alma que está em perigo aqui. Se o inimigo nos impedir de nos reunirmos para adorar a Deus e servi-Lo e ao Seu povo, danificaremos nossa própria alma. É por isso que as pessoas clamaram ao Senhor, porque suas almas eram muito, muito importantes.
Todos os dias em nossas vidas ouvimos coisas contra nosso Deus, nossas crenças e nossas vidas como cristãos. Às vezes, esses pensamentos e opiniões prejudicarão nossa alma, enfraquecerão nossa fé, e nos farão diminuir nossa participação no Reino de Deus, e nosso envolvimento em Sua igreja.
Por causa disso devemos clamar ao Senhor e pedir ajuda, sabendo que Ele está conosco, Ele ouvirá nosso clamor por socorro, e Ele responderá.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário