sexta-feira, 24 de julho de 2020

Salmo 121 – Quem está cuidando de você? – Parte 2

Você já esteve em um lugar onde você estava sozinho e temia por sua vida, um lugar onde você não tinha ninguém para ajudá-lo ou protegê-lo? Sim, às vezes nos encontramos em situações em que não temos ninguém por perto para nos proteger.
No Salmo 121, o salmista está cantando sua confiança de que não importa a circunstância, não importa o inimigo, Deus o protegeria. Ele tem certeza de que O SENHOR ESTARÁ LÁ O TEMPO TODO. A segunda lição que aprendemos com este salmo é que Deus, este Deus maravilhoso e poderoso, estará lá conosco o tempo todo.
É importante lembrarmos que as pessoas viajavam de longe para Jerusalém para adorar a Deus. Em sua jornada, eles cruzariam as terras de muitos inimigos. Eles precisavam de proteção durante a viagem, não só em casa, ou no Templo.
Isto é o que o salmista está dizendo; Deus vai protegê-los o tempo todo. Os versículos4 e 8 nos ajudam a perceber que Deus estará lá para nós o tempo todo. No versículo 4 diz que Ele não dormita nem dormirá “[4] Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.”
No versículo 8, Ele diz que estará lá quando sairmos e voltarmos, e isto será agora e para sempre, “[8] O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”
Às vezes pensamos que Deus só nos ajudará quando estivermos puros e certos, ou na igreja sob o teto do templo. Este salmo nos diz que Deus nos protegerá o tempo todo. Quando decidirmos fazer esta viagem para Deus, o próprio Deus nos protegerá até o fim. Nos tornaremos Sua responsabilidade, e Ele cuidará de nós.
Finalmente, o salmista diz que Deus, O DEUS TODO-PODEROSO, NOS PROTEGERÁ CONTRA TUDO. Ele nos protegerá contra todos os inimigos que enfrentamos em nossas vidas. Verso 6 nos diz que nem o sol nem a lua nos prejudicarão, “[6] De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.”
O verso 7 nos diz que o Senhor nos manterá longe de TODOS OS MALES. E mais do que isso, Ele cuidará da nossa vida, a palavra vida significa ALMA “[7] O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida;” O Senhor é aquele que protegerá a sua alma, no meio das lutas que você enfrenta. Contra todas as dúvidas e confusões, o Senhor estará lá para protegê-lo.
Quando você decide vir à Casa de Deus para O adorar; você decide segui-Lo com sua vida e tempo e talentos; quando você se compromete com Sua causa; Ele vai comprometer-se com você; Ele cuidará de você; e tenha certeza de que você estará protegido para fazer o que decidir fazer.
Quando estamos dispostos a servi-Lo, Ele está disposto a nos proteger e cuidar de nós.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

sábado, 18 de julho de 2020

Salmo 121 – Quem está guardando você? – Parte 1

Eu não sei sobre você, mas eu tinha uma mãe que era muito, muito rigorosa. Eu, e o resto do mundo sabia muito bem a opinião dela. Meu pai, por outro lado, era o oposto; ele nunca levantou a voz contra mim. Minha mãe, não só levantou a voz, mas também as mãos, o cinto e tudo o que estava ao seu alcance. Mas ao invés de ficar bravo com ela, eu sabia, e certamente sei agora, que ela me protegeria quando eu precisasse.
Muitas vezes na minha vida ela estava lá para vigiar e ver o que estava acontecendo comigo. Quando eu estava em apuros eu sabia que ela estaria lá para me defender. Quando eu estava no exército, ela brincava dizendo isso, “O Lucas é o único que está marchando certo”. Para ela eu era o único certo, todos os outros estavam errados. Mesmo que eu estivesse errado, ela me protegeria.
Essa sensação de segurança e proteção é muito importante para nós. Todos precisamos saber que alguém está lá por nós. Para alguns de nós, é a mãe, o pai, um irmão ou irmã mais velho, para alguns é um bom amigo, ou o seu cônjuge. Precisamos dessa segurança emocional, física e espiritualmente. 
O problema que enfrentamos é que as pessoas, como nossas mães, pais e os outros, não podem fazer tudo o tempo todo. Eles podem nos proteger às vezes, e em algumas áreas, mas não o tempo todo e em todas as áreas. É por isso que precisamos de outra pessoa para cuidar de nós.
O Salmo 121 toca neste ponto importante de nossas vidas. O salmista fala sobre Proteção Segurança. Quando o salmista diz: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?” Ele tem em mente, pelo menos dois tipos de proteção: o primeiro é a Proteção Natural. A montanha significa proteção natural. As cidades eram construídas nas colinas, o que dificultaria um ataque. O segundo é Proteção Espiritual. Naquela época, as pessoas adoravam deuses nos montes. Eles pegavam a montanha mais alta e construíam um altar para invocar algum deus para sua proteção.
O salmista está nos dizendo que sua proteção não viria da posição geográfica das montanhas ou dos deuses das colinas. Sua proteção viria do Deus Todo-Poderoso.  Ele é o único que iria guarda-lo.
Neste salmo ele nos diz quem é o Deus em quem ele confia para sua segurança. Ele diz: Ele é o Deus todo-poderoso.
A primeira coisa que o salmista diz sobre seu Deus é que Ele é o Deus Todo-Poderoso. O salmista o chama de Senhor, o que significa: Yahweh, ou "Eu Sou", o Criador do Céu e da Terra.
A ideia é que nosso Deus é o Deus todo-poderoso. Ele é extremamente poderoso e pode fazer o que quiser. Ele é o criador do universo e Ele pode cuidar de cada um de nós. Ele sabe os nomes das estrelas, Ele sabe tudo sobre nossa vida, todas as necessidades que temos, e toda preocupação que passa pela nossa cabeça e nosso coração está diante dEle.
Como podem ver, Ele é grande, maravilhoso, poderoso, e Ele é o nosso Deus.
Enquanto você lê e ora este salmo diga em voz alta: O SENHOR PODEROSO É O MEU DEUS!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Salmo 120 – Senhor eles estão contra mim – Parte 3

Nossa geração está se afastando rapidamente da cristandade. Não estamos apenas testemunhando, mas também experimentando uma invasão de diferentes culturas e religiões. Isso, para algumas pessoas soa excitante, mas para outros parece uma ameaça. Estamos perdendo nosso espaço, nossa identidade, e em alguns casos nossa própria fé.
Alguns de nós, que tivemos a oportunidade de viver em outro país e experimentar uma cultura totalmente diferente, podemos entender melhor o que o salmista neste salmo está dizendo. Alguns de nós foram bem tratados por causa de nossa fé, mas alguns eram vistos e considerados inimigos, alguém que não era bem-vindo naquele lugar. O salmista neste salmo está falando sobre este último.
Como você pode viver em um lugar onde você e sua fé são rejeitados? Como você pode praticar sua fé quando as pessoas só dizem coisas negativas sobre você e suas crenças? E não só isso, eles estavam lidando com pessoas mentindo e inventando histórias sobre eles e sua religião para desencorajá-los.
Neste salmo aprendemos a enfrentar esse tipo de situação. Devemos viver com a ajuda de Deus. O povo de Deus sabia que essas mentiras tinham a intenção de desencorajá-los, fazê-los se afastar de sua fé em Deus, e parar sua jornada.
Neste salmo aprendemos que o salmista responde de forma correta a este tipo de ataque:
            A – Clamando ao Senhor
Não podemos vencer este tipo de batalha tentando explicar cada fofoca, e mentira contra nós. O Senhor é o único que pode nos ajudar durante este tempo. Não temos todas as respostas. Não sabemos como lidar com essa situação. A única maneira é ir ao Senhor e clamar por ajuda.
            B – Sabendo que Ele vai ouvir
O salmista tem certeza de que o Senhor está prestando atenção ao seu clamor. O Senhor está ouvindo. Ele conhece nossas necessidades e responderá. É o Senhor que vai cuidar da situação.
            C – Sabendo que Ele vai puni-los.
Os terrores do Senhor são suas flechas; e sua ira é comparada com a queima de carvão de zimbro, que têm um calor feroz, e mantêm o fogo por muito tempo. O Senhor cuidará dos lábios mentirosos, línguas enganosas e das línguas falsas.
            D - Sabendo que Ele livrará minha alma
O foco principal aqui é nossa alma. No final, é nossa alma que está em perigo aqui. Se o inimigo nos impedir de nos reunirmos para adorar a Deus e servi-Lo e ao Seu povo, danificaremos nossa própria alma. É por isso que as pessoas clamaram ao Senhor, porque suas almas eram muito, muito importantes.
Todos os dias em nossas vidas ouvimos coisas contra nosso Deus, nossas crenças e nossas vidas como cristãos. Às vezes, esses pensamentos e opiniões prejudicarão nossa alma, enfraquecerão nossa fé, e nos farão diminuir nossa participação no Reino de Deus, e nosso envolvimento em Sua igreja.
Por causa disso devemos clamar ao Senhor e pedir ajuda, sabendo que Ele está conosco, Ele ouvirá nosso clamor por socorro, e Ele responderá.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Salmo 120 – Senhor eles estão contra mim – Parte 2

Houve um tempo, quando eu era pastor no Brasil, que eu fiz algumas pequenas mudanças na liturgia da minha igreja. Decidimos ter um guitarrista, compramos uma bateria, e adicionamos algumas músicas de louvor e adoração em nossa liturgia. As pessoas podiam levantar as mãos durante o serviço e nós batíamos palmas durante as músicas, coisas assim. Nunca pensei que isso criaria uma grande comoção em nosso presbitério e sínodo.
Por causa disso, comecei a enfrentar uma forte oposição. As pessoas vinham gravar meus cultos, fofocas se espalhavam por toda a cidade, e eu até recebia cartas anônimas me condenando. Claro que essas coisas foram agravadas pelo meu estilo de pregação, mesmo que na época eu não o usasse dentro da igreja, apenas em eventos jovens.
Foi um momento difícil, não só para minha igreja, e para mim, mas também para outras igrejas que começaram a fazer a mesma coisa. Escrevi um livro contando essa história, "A Doutrina da Gravata". Chegou ao ponto de não haver lugar para eu desenvolver meu ministério. Essa foi a principal razão pela qual saí do Brasil.
Todos nós enfrentamos oposição em nossas vidas. Se você acredita em Cristo e o segue, enfrentará oposição. No Salmo 120, o salmista está dizendo que vivia com oposição diariamente. Essa é a segunda lição que aprendemos aqui. Eles tinham que viver e viajar entre pessoas que se opunham a eles e sua fé. Essas pessoas eram pagãs, não tinham o mesmo embasamento espiritual, o que significa que não tinham as mesmas crenças, as mesmas doutrinas, e não tinham os mesmos valores que o povo de Deus tinha.
O salmista nos diz que a arma mais poderosa desses inimigos era a língua deles. Estes são os termos que o salmista usa para descrevê-los: lábios mentirosos, línguas enganosas línguas falsas.
A questão é: o que os inimigos tentarão fazer com suas línguas e mentiras? Quais são seus objetivos e seus propósitos? Deixe-me compartilhar alguns deles com você.
A - O inimigo quer nos convencer de que não somos filhos de Deus, nem bons o suficiente. Essa é a primeira coisa que o inimigo tentará fazer. Eles dirão: "Por que você tem que ir à presença de Deus, se você não é Seu filho? Você não é bom o suficiente. Por que Deus deveria aceitá-lo? 
B - O inimigo quer nos convencer de que vir à igreja é inútil. Eles vão tentar nos convencer que igreja e culto não têm valor em tempos como este. Não é nada prático. Eles dirão: "Por que você desperdiçaria seu precioso tempo com uma igreja? É inútil. Há muitas outras coisas melhores para fazer no domingo de manhã ou de noite.
C - O inimigo quer nos convencer de que a melhor maneira de resolver um problema é através do uso da força. Finalmente, o inimigo tentara nos convencer de que devemos usar nossa própria força, habilidade e poder, para resolver nossos problemas. Você está por conta própria. A vida espiritual e o envolvimento na igreja não farão nada para ajudá-lo a resolver seus problemas. "
Como podem ver, essas mentiras têm a capacidade de enfraquecer nossa determinação de seguir Jesus e servi-Lo. Pouco a pouco vamos ouvi-las e finalmente começaremos a acreditar nelas. Provavelmente esta é a razão pela qual este salmo é o primeiro que as pessoas cantavam quando começavam sua jornada para adorar a Deus.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas