sexta-feira, 22 de maio de 2020

Vendo a morte com diferentes olhos

Com o advento dos filmes de ficção científica de alta qualidade, estamos entrando em contato com muitas ideias sobre um universo paralelo. Isso não é apenas dos criadores desses filmes; essas ideias estão surgindo em todos os lugares, mesmo entre os acadêmicos. Estes nos dão um vislumbre de que para algumas pessoas a vida continuará após a morte ou a morte é apenas a transferência para outra realidade ou universo.
Essas ideias não são novas, cada religião tem sua própria maneira de definir e explicar a morte. Gostaria de compartilhar com vocês como podemos ver a morte de uma maneira diferente. A morte é mais do que parar de respirar. Pode ser mais, muito mais do que isso.
A morte é uma condição espiritual. A Bíblia diz que estamos todos mortos em nossos pecados. Isto é o que Paulo escreveu aos efésios: “Efésios 2:1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” Estamos todos nesta situação. Não há nada em nós que possa nos fazer achegar a Deus. Nós, neste aspecto, estamos mortos. Não podemos fazer nada de bom ou certo para alcançar a salvação. Somos incapazes.
A morte pode ser vista como o fim de uma vida miserável neste mundo. Para algumas pessoas que lidam com dor e sofrimento extremos, a morte pode ser um bálsamo especial que aliviará o tormento que eles estão passando na vida. Na história que Jesus contou sobre Lázaro e o homem rico, Ele descreveu Lázaro como "ulcerado". Lázaro não era apenas pobre, mas sua doença era grave e bastante dolorosa. A morte para ele foi uma coisa boa. Foi assim que Jesus a descreveu: "Lucas 16:22 “Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.”
A morte também pode ser vista como uma expressão de compromisso. Quando Jesus chamou seus discípulos, enfatizou que eles deveriam estar prontos para morrer por Ele e pelo Evangelho. Isto é o que Ele disse: “Lucas 9:23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” A cruz aqui é um instrumento de morte. Seus discípulos sofreriam perseguição, alguns seriam presos, e outros seriam executados. Estamos vivendo um dos tempos mais sombrios para a igreja. Nossos irmãos e irmãs estão sendo executados diariamente em muitas partes do mundo
Finalmente, a morte pode ser vista como a transferência para o Céu. Os crentes em Cristo que morreram são recebidos no Céu para viver lá para sempre. Neste aspecto, a morte é uma coisa maravilhosa. Isto é o que Paulo disse: “Filipenses 1:21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Quando João viu as pessoas no céu, ouviu uma voz dizendo: “Rev. 14:13Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.” A voz disse que eles são abençoados, o que significa que eles têm uma alegria extrema, e eles vão descansar de seu trabalho.
Meu amigo, todos nós, mais cedo ou mais tarde, enfrentaremos a morte. Minha esperança e oração é que você, pela graça de nosso Senhor e através do trabalho de Seu Espírito, tenha sido capaz de dar os primeiros passos para resolver sua morte espiritual. Essa é a única coisa que vai importar no final de nossas vidas.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: