quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Por que morremos? – A Contaminação Universal

“Eu nunca pensei que eu seria capaz de fazer isso!” Algumas vezes ouvimos notícias sobre pessoas boas fazendo coisas terríveis, e nos perguntamos, como isso é possível? Outras vezes não podemos acreditar que certa pessoa fez isto ou aquilo.
A Bíblia é clara quando afirma que todos, e o significado é TODOS, são pecadores. Isso significa que todos somos quebrados e espiritualmente danificados. Quando nossos antepassados pecaram e desobedeceram a Deus, eles infringiram a Lei, e essa rebelião foi passada para seus filhos.
Esta é a segunda razão pela qual morremos. É a transmissão da morte. Eu chamo de contaminação universal. Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus e infringiram Sua Lei, eles morreram. Aquela morte contaminou todos que vieram depois deles.
A morte deles se tornou nossa morte. Contaminando todos os seres humanos. Isto é o que Paulo escreveu aos romanos: “Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”
Paulo em sua carta aos romanos tenta explicar o que aconteceu, como aconteceu, por que aconteceu, e a solução para essa confusão em que nos encontramos. Paulo também deixa claro que este não é um problema judeu ou um problema gentio, ele afirma que é um problema universal: “Romanos 3:22-23 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
Esta contaminação também envolve todas as áreas da nossa vida. É por isso que a Bíblia diz que todos são pecadores. A partir daí, nossas atitudes em relação a Deus e Suas Leis se tornaram algo muito difícil para nós lidarmos. Isso explica por que é tão difícil fazermos a coisa certa.
Não precisamos ensinar nossos filhos a mentir, fazer pirraça, ou desobedecer; eles têm esse instinto dentro de suas mentes e corações. Mas quando se trata de fazer a coisa certa devemos nos esforçar e insistir, porque é muito difícil para eles aprenderem isso. Assim sendo, depois do nossos primeiros pais todos nasceram espiritualmente mortos; e essa doença se estendeu à nossa mente, sentimentos e corpos.  Isto é o que Paulo escreveu aos efésios: “Efésios 2:1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”.
Infelizmente, nós vamos lidar com isso para o resto de nossas vidas deste lado do Céu. O apóstolo Paulo, novamente, nos ajudará a entender a luta que enfrentaremos no nosso cotidiano. “Romanos 7:22-25 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”
Meu amigo, somos todos pecadores, sem exceção. Mas, Deus tem uma solução para nossa situação; não precisamos ficar mortos. Cristo veio nos dar vida. É por isso que Paulo conclui este texto com uma expressão de gratidão. A morte só pode ser superada pela graça e misericórdia de Deus através de Jesus Cristo.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: