terça-feira, 28 de maio de 2019

Arrumando a mala para o céu – Guardei a fé

“Amaldiçoe Deus e morra!” Isto é o que a esposa de Jó lhe disse quando viu sua insistência em crer em Deus mesmo no meio de terríveis perdas e dor extrema (Jó 2:9). Hoje, estamos assistindo, através da Internet, milhares e milhares de irmãos e irmãs perdendo suas casas, igrejas, e sendo mortos por causa de sua fé.
Até onde eles devem ir? Até onde devemos ir, viver e proclamar a nossa fé? Com toda a oposição que enfrentamos por causa de Cristo, com todas as filosofias e religiões que bombardeiam as nossas mentes e tentam conquistar os nossos corações, esta questão não é demasiada absurda.
Com todas as filosofias e religiões em seu mundo Paulo deixou claro que sua fé e crenças permaneceram intactas até o fim. Manter sua fé era uma coisa que ele levaria com ele em sua jornada final. Mas o que guardar a fé envolve? Vejamos o que as Escrituras têm para nos dizer.
            A – Envolve obediência
Guardar a fé significa que obedeceremos a Deus e a Sua Palavra e seremos fiéis a Ele. Se acreditamos que há um Deus e Ele é poderoso, gracioso e misericordioso, entre outras coisas, seria sábio para nós obedecê-lo. Jesus nos salvou, pagando um preço tremendo pela nossa redenção. Devemos, em troca, ser fiéis e obedientes a Ele. Isto é o que aprendemos no livro do Apocalipse: “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12.”
            B – Envolve coragem
Guardar a fé agora como era naquela época, envolve muita coragem. Para defender o que você acredita significa que você está disposto a arriscar o seu conforto, trabalho, amigos, etc. Paulo estava prestes a ser executado por causa de sua fé. Oro para que Deus me poupe dessas terríveis situações, mas também oro para que, se eu tiver que passar por isto,Ele fortaleça a minha fé e me faça uma testemunha fiel de sua graça e poder. Isto é o que Paulo escreveu aos Coríntios: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes. 1Coríntios 16:13.”
            C - Envolve fé e boa consciência
Se você não mantiver a sua fé e uma boa consciência você não será capaz de sobreviver neste mundo. Paulo incentiva Timóteo não apenas a agarrar-se à fé, mas a agarrar-se à fé e à boa consciência. Isto é o que ele escreveu: “conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé; 1Timóteo 1:19.” Fé é que a confiança que temos dentro de nós que se manifesta fora em obediência, proclamação e serviço. Bengel disse que fé é como um licor muito precioso; uma boa consciência é o vidro limpo e puro que o contém.”
Talvez você esteja pensando que você vai levar muitas coisas para o céu com você. Aqui, temos um homem que sabia que seu tempo estava chegando. Ele poderia olhar para trás em sua vida e ver o que realmente importa no céu: o bom combate por Deus e o Evangelho; terminar a carreira que Deus tinha para ele; e a fé intacta no fim de sua vida. Isso é o que realmente importa no final.
Você está arrumando a sua mala para o céu?
Se não, este é o momento de começar!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: