terça-feira, 14 de março de 2017

Um ao outro, vivendo em comunidade

Estamos vivendo em um tempo quando a igreja tem sido redefinida. O que antes era um grupo de pessoas que creram no Senhor e se reuniam para adorar, ter sua fé nutrida, servir as pessoas e proclamar o Evangelho, tornou-se não só um grande negócio, mas também algo totalmente diferente do plano original estipulado por nosso Senhor e seus Apóstolos.
As igrejas hoje em dia estão mais preocupadas com números, shows, mensagens de autoajuda, pesquisa e estudos demográficos, do que com o ser Comunidade e viver em comunidade. Por outro lado cristãos estão procurando as igrejas para que eles não tenham que viver em comunidade. A multidão, o volume e o ambiente escuro nos cultos não facilitam a conexão, ainda que algumas destas igrejas oferecem e incentivam seus membros a participarem de pequenos grupos. Infelizmente, o número de pessoas que estão envolvidas com estes grupos ou células não é expressivo.
Outro desafio é o avanço da internet com aplicativos que servem para conectar você com outras pessoas, mas o que eles fazem na realidade é te manter longe de uma conexão real. Agora é comum ver duas pessoas sentadas lado a lado e conversando através de mensagem de texto. Igrejas estão oferecendo cultos através da internet, então você não precisa ir a um lugar físico, falar com as pessoas e interagir com outras pessoas sobre sua vida e fé. Tudo é feito virtualmente, ofertas, anúncios, mensagens, apelos, etc.
Por favor não me interpretem mal, eu vejo o valor da internet, e estou tentando usá-la em nossa igreja. Pessoas que não podem vir, pessoas no hospital, ou viajando, mas isto não pode e não deve substituir a presença da pessoa no culto, a conexão pessoal, e a comunhão com os irmãos e irmãs.
Algumas pessoas estão tentando evitar problemas e complicações. Elas acham que se você tiver que viver com outras pessoas, você tem que aturar suas idiossincrasias, e as pessoas não querem fazer isso.
Sim, este é um dos desafios de ser Comunidade, ou de estar juntos. Quando você coloca pessoas pecadoras, apesar de resgatadas, em um só lugar, você terá problemas e desafios. Relacionamento será difícil e vai levar tempo e esforço para funcionar. Vivemos em um tempo quando as pessoas não querem trabalhar nessas dificuldades. Elas simplesmente preferem evitar a coisa toda. Isto é o que estamos testemunhando, este afastando da igreja como a conhecemos.
No Novo Testamento, temos uma palavra muito interessante que pode nos ajudar a entender o que nós como uma igreja devemos fazer e como devemos viver com os outros. A palavra grega é “Allelon” (um ao outro) no meu software da Bíblia a palavra aparece em 89 versículos no Novo Testamento, um total de 93 citações exatas. Cerca de 47 delas são instruções diretas para os fiéis sobre como devem se relacionar entre si.
Se devemos viver uns com os outros, como devemos fazer isso? O que Jesus e seus apóstolos tem a nos dizer sobre a vida em comunidade? A palavra “Allelon” significa um ao outro. Estas são as atitudes que eu tenho que ter para meus irmãos e irmãs, e eles têm que ter em relação a mim, se queremos ser uma igreja verdadeira.
Durante as próximas semanas, veremos os principais temas para os versos e os mandamentos. Nós seremos capazes de ver até que ponto ou o quanto estamos pertos de ser a Comunidade que Jesus planejou para nós.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

2 comentários:

silvania_ak disse...

Amém!!! Muito bom e verdadeira. Que Deus te abençoe e continue te usando, Lucas.
Forte abraço.

silvania_ak disse...

Amém!!! Muito bom e verdadeira. Que Deus te abençoe e continue te usando, Lucas.
Forte abraço.