terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 decisões, de acordo com Jesus, que podem mudar sua vida: 3. Perdoar

“Não, isso é demais, eu simplesmente não posso perdoá-lo.” Isto poderia vir de um cônjuge que se sentiu traído, ou uma colega de trabalho que tem sido intimidada. Também pode ser de um filho ou filha que teve seus sonhos quebrados por um comportamento errado de seus pais. Perdão não é fácil em qualquer aspecto. E aí temos a famosa frase que é usada tanto nos dias de hoje, “Eu perdoou, mas não esqueço.”
De acordo com o novo dicionário da Bíblia, no Antigo Testamento a ideia do perdão traz algumas ideias interessantes. A primeira é a expiação, que significa que para perdão acontecer expiação foi feita. Esta é uma conexão direta para com os sacrifícios. A segunda é a ideia de “elevar”, “carregar”. É uma imagem do pecado sendo levantado do pecador e sendo levado para longe.
No Novo Testamento de acordo com o dicionário, temos dois verbos e duas palavras. O primeiro verbo significa “lidar graciosamente com”, o outro significa “mandar embora”, "soltar, libertar”. As palavras significam “soltar, libertar” e a outra "passar por". Essas palavras nos dão uma boa ideia do perdão.
Jesus é claro sobre a importância do perdão. Ele não apenas o tornou imperativo, mas também afirmou que nós devemos estar dispostos a fazê-lo cada vez que um irmão ou irmã pecar contra nós. Jesus não está nos pedindo alguma coisa que Ele mesmo não fez. Ele estava disposto a sacrificar, e por causa de seu sacrifício nossos pecados foram levantados e levados para longe de nós. Ele fez isso por causa de sua maravilhosa graça. Nós realmente não merecíamos nada. Ele também nos libertou de nossas dívidas que acumulamos contra a justiça de Deus. E finalmente por causa de sua morte e o sangue derramado por nós, a ira de Deus passou por nós, ou por cima de nós para usar o simbolismo da Páscoa.
Da mesma forma, se tomarmos uma decisão de sermos mais perdoadores, e agirmos graciosamente para com aqueles que nos machucam, nos sacrificarmos e deixá-los ir, experimentaremos um enchimento da graça, misericórdia, e paz de Deus. Você será libertado e sentirá o peso de seus ombros ser removido. Falta de perdão tem o poder de acorrentar-nos em nossa jornada, impedindo a nossa caminhada no ritmo adequado. Quando decidimos perdoar e começar a tomar os primeiros passos nesta direção, nós começaremos a ver a diferença em nossas vidas.
Dê passos de bebé nesta jornada. Seja intencional. Comece a perdoar as pequenas coisas. Continue fazendo isso regularmente e você verá como esta experiência pode ser libertadora.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: