sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

As suas resoluções de fé são como resoluções de ano novo?

Me deparei com uma alarmante pesquisa sobre resoluções de ano novo: 36% quebram suas resoluções no final de Janeiro, e 56% vão quebrá-las até o final de julho. Uau! Isso não é reconfortante. A maioria das pessoas não será capaz de manter suas resoluções por um ano. Quando olhamos nos dicionários encontramos esta definição para resolução: “uma determinação; uma decisão ou deliberação: tomar uma firme resolução de fazer algo.” ou "a decisão de fazer algo ou se comportar de uma certa maneira."
Essa informação trouxe à minha mente, algo mais importante em nossas vidas: nossas resoluções de fé ou cristãs. Em toda a nossa vida de fé nós fizemos muitas resoluções, a Bíblia as chama de votos, e em algumas igrejas chamamos-lhes promessas ou compromissos. A ideia é que Deus, por sua graça e misericórdia, nos chamou e nós respondemos. Na maioria das vezes dizemos publicamente, que aceitamos o Seu chamado.
Em todos os aspectos da nossa vida cristã, há votos envolvidos. Quando fomos batizados, nossos pais ou tutores prometeram que orariam por nós, nos trariam para a igreja, nutririam nossa fé cristã, etc. Não só isso, mas a congregação também foi convidada a fazer um voto que ela iria apoiar, orar e ajudar na educação da criança em sua jornada com Cristo. Quando fizemos a nossa profissão de fé pública, reafirmamos aqueles votos. Prometemos que iríamos seguir a Cristo, nos envolver na vida da igreja, apoiar seu ministério e a missão de Deus neste mundo. Quando casamos, fizemos alguns sérios votos para os nossos cônjuges, prometendo fidelidade, amor, cuidados e apoio, nos bons e maus tempos.
Os líderes de igrejas, pastores, presbíteros e diáconos, também fazem importantes votos que eles liderariam a congregação com base na Palavra de Deus. Eles iriam servir, ensinar, guiar, visitar, participar e ser um exemplo de vida cristã para os membros. Neste caso a congregação promete que vai respeitar, obedecer, apoiar e orar por seus líderes.
Lembra daqueles votos? Se você é um membro de uma igreja cristã, você fez um ou mais destes num certo ponto de sua vida. Infelizmente, como resoluções de ano novo, nós os quebramos muito facilmente, e às vezes nem mesmo sentimos mal com isso.
O maior problema para nós nesta situação é que fizemos um juramento de fidelidade não a pessoas ou a nós mesmos, mas ao próprio Deus. E Ele leva a sério estes votos de fidelidade. Isto é o que as Escrituras tem a dizer sobre fazer votos: “Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti. O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu Deus, prometendo-o pela tua boca. Deuteronômio 23:21-23.” E em outro lugar, nós encontramos este: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Eclesiastes 5:4.”  
Antes de lidar com os votos/resoluções para este ano, eu gostaria que você revesse os votos que você já fez a Deus: em seu batismo, profissão de fé, ordenação, casamento, etc. Trabalhe nestes antes de adicionar mais resoluções para a sua vida.
Tenha uma semana abençoada e um ano maravilhoso,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: