terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença - como vemos o mundo


Hoje nós não podemos imaginar a vida sem um telefone celular ou TV. A maioria das nossas famílias hoje tem muitos dispositivos conectados online, e nossas vidas estão sendo cada vez mais vividas no mundo virtual. Eu não me considero uma pessoa de idade, mas vi tantas mudanças na minha vida que é difícil de acreditar. Lembro da primeira TV que uma tia comprou. Costumávamos ir à casa dela para ver as notícias, depois do jantar. Tivemos apenas um telefone na casa de uma outra tia, telefonemas eram feitos apenas em casos de extrema emergência.
Hoje eu tenho mais de um computador, um telefone celular, e agora estou conectado à internet 24 horas por dia. Isso é bom, mas também é ruim. Pode ser bom se me ajuda a saber o que está acontecendo, para manter contato com amigos e família. Isso pode tornar todos nós mais produtivos. Mas também pode ser ruim no sentido de que somos influenciados por aqueles que controlam o sistema.
A palavra “mundo” pode ter muitas definições, dependendo do contexto. Significa o lugar onde vivemos, e esse é o significado que usamos na maioria das vezes. Neste caso, a Bíblia é clara que somos mordomos da criação, e nós devemos cuidar da terra. A palavra “mundo” também significa a sociedade ou as pessoas que vivem aqui. É por isso que a Bíblia nos diz que Deus amou tanto o mundo, e que devemos ser a luz do mundo.
Mas em João, a palavra "mundo" toma outra conotação. Significa o sistema que se opõe a Deus. John deixa claro que o mundo não reconhece Jesus: “Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. João 1:10.” Jesus fala muito sobre isso com seus discípulos. Aqui estão alguns dos textos: “se o mundo te odeia, lembre-se me odiou primeiro. João 15:18.” Ele também nos informa sobre o maligno que está por trás dos panos controlando o sistema: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31.” e “e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:11.”  
Estes textos, juntamente com os outros devem nos ajudar a entender e ver o nosso mundo através de um prisma diferente. Devemos saber que vivemos em um mundo que está lutando contra Deus e contra Jesus. Jesus usa a palavra ódio e problemas, como em João 16:33: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Quando tomarmos consciência disto, sabendo que vivemos em território inimigo, nós finalmente vamos perceber a extensão da nossa chamada para sermos testemunhas para o mundo, a importância de entregarmos nossas vidas a Jesus todos os dias e a necessidade de fazermos parte de uma comunidade de discípulos para apoiar uns aos outros.
Não se esqueça meu irmão e minha irmã, estamos nisto juntos.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: