quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença - Como vemos a nós mesmos

É um pensamento popular que as pessoas são intrinsecamente boas. Nossa geração está aprendendo a acreditar que todos os seres humanos são inerentemente boas pessoas. Nós, na maioria das vezes nos vemos como pessoas boas desde que nos comparemos com o pior do mundo. Por causa desta mentalidade e atitude, não somos capazes de ver quem realmente somos, nem fazer as mudanças que precisamos fazer.
Um dos principais fundamentos da fé reformada é a crença de que não somos pessoas boas por natureza. Nossa natureza foi afetada pela rebelião de nossos antepassados, por causa disso, o mundo está no caos que está. O problema é que nós pensamos que o mundo está assim por causa da ação de outras pessoas, não das nossas. Sempre culpamos outra pessoa pelo mal. Se pudéssemos voltar nossos olhos um pouco para dentro de nós mesmos e ver quem realmente somos, isto faria uma grande diferença.
O primeiro passo é aprender sobre nós mesmos. Precisamos aceitar que não somos bons. A palavra de Deus me diz que eu não sou bom. O apóstolo Paulo tem isto a dizer sobre a nossa natureza: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23." E em outra parte da mesma carta ele escreve isto: "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus.. Romanos 3:10-11." Os reformadores chamam isto de: depravação total. Mas não é só as Escrituras que me dizem que eu não sou perfeito, outras pessoas me dizem isso também. Se você perguntar por aí você vai ouvir isso. Além do mais também há outra testemunha contra mim, minha própria experiência. Ela me diz que eu não sou tão bom em tudo.
O segundo passo é agradecer os instrumentos que Deus nos dá para nos ajudar a nos controlarmos. Deus é tão bom para conosco que ele montou um sistema para conter a nossa natureza humana. Aqui estão alguns dos componentes deste sistema: pais(família), educação, amigos, polícia, etc. Estes componentes, juntamente com outros, são bênçãos que quando usadas adequadamente podem ser muito eficazes em impedir o florescimento do nosso lado ruim. O que estamos assistindo hoje é a corrosão deste sistema o que está levando o mundo a uma espiral descendente.
Finalmente, precisamos ser mudados em nosso interior. Quando vemos quem somos realmente e compreendemos as terríveis consequências resultantes disto, não só para nós, mas para as pessoas ao nosso redor, vamos procurar uma maneira de sermos transformados de dentro para fora. A única mudança que realmente funciona é a mudança que Jesus pode trazer às nossas vidas. A Bíblia diz que quando nós cremos em Jesus e colocamos nossa confiança nEle, ele muda a nossa natureza. Isto é o que o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2Coríntios 5:17." É importante que você saiba que esta mudança vai começar quando você confia em Jesus, mas ela nunca vai acabar deste lado da vida. Para a maioria de nós será uma viagem difícil e dura. Jesus e Paulo chamam de “levar a cruz”. Sim, isso vai exigir sacrifício.
Agora você pode olhar no espelho e se juntar ao resto de nós dizendo: "Sim, eu não sou bom, mas pela graça de Deus eu posso mudar!"
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: