terça-feira, 7 de julho de 2015

Nadando com a maré

A ideia de nadar contra a maré é muito conhecida. Todos nós reconhecemos quando alguém é contra a maioria. O que às vezes é muito difícil para aceitar e reconhecer é quando as pessoas estão nadando a favor da maré.
O dicionário define este termo como: "Agindo em conformidade com a opinião prevalecente ou tendência." Uma ideia similar é o termo consenso. Consenso: "é um acordo geral sobre uma coisa: uma ideia ou opinião que é compartilhada por todas as pessoas em um grupo." Mesmo que todos nós tenhamos aqueles momentos em que não concordamos com a maioria e nos levantamos contra ela, na maior parte do tempo nos encontramos do outro lado, movendo-nos juntamente com a maioria das pessoas, mesmo quando esta maioria está errada.
Há uma história no Novo Testamento que nos mostra isso. É a história de Zaqueu. Ele era um publicano, alguém que era odiado por seu povo e considerado um traidor. Ele descobriu que Jesus estava passando por Jericó, e ele queria ver Jesus, tanto que ele subiu em uma árvore, já que ele era baixinho. Jesus o viu e este é o texto: "Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.'." Lucas 19:5-7." A parte do texto que eu gostaria de chamar sua atenção é esta: "Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador." Lucas foi um historiador e pesquisador, o que torna o texto mais interessante, quando ele escreve: "Todos..." não há uma exceção aqui. Todos tinham a mesma opinião.
Por que as pessoas têm a mesma opinião? O que faz as pessoas nadarem com a maré? Deixe-me dar-lhe algumas das razões:
1. As pessoas acham que sabem mais do que Jesus - às vezes vamos com a multidão porque achamos que sabemos mais do que Jesus. O povo pensava que Jesus estava cometendo um erro. Jesus estava indo contra a multidão. Ele estava olhando para dentro de Zaqueu, seu coração e seu desejo de ser melhor e mudar.
2. As pessoas pensam que elas são melhores que os outros - aquela multidão julgou Zaqueu. Eles pensaram que eles eram melhores do que ele. Jesus viu um Zaqueu que ninguém mais estava vendo. Sua sinceridade e vontade de emendar seu caminho provaram que ele era melhor do que o resto.
3. As pessoas pensam que merecem a atenção de Deus mais do que os outros - a multidão pensou que, se fossem melhores que Zaqueu mereceriam mais coisas de Deus que os pecadores. Jesus muitas vezes afirmou que as pessoas saudáveis não precisavam de médicos mas sim os doentes. Ele veio para eles.
4. As pessoas pensam que elas têm todo o tempo do mundo - finalmente, a maioria acredita que têm todo o tempo do mundo. Eles estão errados. Eles não sabem o que vai acontecer no próximo minuto. Jesus estava passando pela última vez por Jericó. Ele estava a caminho de Jerusalém, onde ele iria ser preso, condenado e crucificado. A maioria daquelas pessoas nunca mais veria Jesus.
Às vezes nós estamos nadando com a maré, do lado errado da história real. Encontre Jesus e onde Ele for, vá com Ele.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: