terça-feira, 14 de abril de 2015

Alma inquieta

O mundo está um caos, violência, drogas, doenças, e a natureza em desordem, os políticos fazendo o que querem, não importando-se com seus eleitores. Países estão se armando para uma iminente guerra ou conflito com seus vizinhos, ou no mundo. Estamos agora no ponto que esperamos um conflito armado em qualquer lugar, a qualquer hora. O medo de um ataque terrorista tem aumentado exponencialmente. Agora a questão é não se, mas quando isso vai acontecer.
Quando olhamos para o nosso grupo, a igreja, a comunidade cristã, nós não somos diferentes. Nós, os cristãos, estamos lutando sobre preferências sexuais, estilos musicais e muitas outras coisinhas que não deveriam estar nas nossas agendas. O mundo está morrendo ao nosso redor. O desespero está tomando conta, e gastamos nosso dinheiro, tempo e energia com discussões sobre detalhes que não trarão a paz, mas só vão aumentar a animosidade entre nós.
Quando vejo a agitação universal, eu me lembro do que Jesus disse aos discípulos: ""Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração, e você vai encontrar descanso para as vossas almas. Mateus 11:28-29."
Os desafios que enfrentamos em nossas vidas e que vemos em nosso mundo tendem a fazer-nos cansados e sobrecarregados. É neste momento que devemos perceber que os grandes problemas não são externos, mas internos. É nossa alma que não pode encontrar descanso. É a nossa natureza humana em comoção, querendo coisas que não deveríamos ter, fazendo coisas que não éramos supostos a fazer. Não somos capazes de colocar restrições sobre nós mesmos. Nós não podemos nos controlar sem a ajuda de Deus. Por causa disso quando a natureza pecaminosa encontra seu caminho para a superfície, não é uma visão bonita.
Neste texto, Jesus está dizendo aos discípulos e às pessoas ao seu redor que Ele poderia dar-lhes descanso, não o descanso exterior, mas o descanso interior, o descanso para suas almas. O desafio reside na seguinte frase: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim," Sim, o descanso para nossas almas é possível. O problema é que, nós não queremos tomar o remédio. Pensamos que podemos lidar com nossas almas inquietas por nós mesmos. Acreditamos que podemos fazer isso sem a ajuda de Jesus. Tenho más notícias para você. "Não podemos fazer isso!" O mundo tem tentado fazer isso por muito tempo sem qualquer resultado positivo.
O jugo é uma travessa de madeira que é fixada sobre o pescoço de dois animais e anexada ao arado ou carroça que eles devem puxar. Jesus nesta figura está nos dizendo que se nós nos deixarmos ser anexados a Ele e aprender com Ele, encontraremos descanso para nossas almas. Infelizmente, nós estamos procurando algo que pode nos dar os resultados sem esse tipo de compromisso. Queremos um cristianismo sem a necessidade de se apoiar em Cristo. Queremos servir a um deus que se parece muito conosco. É por isso que nossas almas estão inquietas.
Encontraremos descanso para nossas almas em Jesus e em Jesus somente.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: