quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sete Razões para NÃO Ler a Bíblia



Nós todos sabemos que a maioria das pessoas não leem a Bíblia de uma forma regular, mesmo entre os que se chamam Cristãos. No meu último post eu compartilhei sete razões para ler a Bíblia. Hoje eu te darei sete razões para NÃO ler a Bíblia. Algumas das razões não são declaradas em público ou de forma audível, mas elas estão escondidas nas mentes das pessoas. As pessoas podem não admitir, mas elas usam uma ou mais destas declarações como uma boa razão para não ler as Escrituras.
Aqui estão elas:

1. O Deus da Bíblia é Muito Poderoso
Do primeiro verso da Bíblia até o último, Deus, o Deus da Bíblia, é descrito como um Deus poderoso. A descrição de Deus como poderoso, controlador, e soberano incomoda muitas pessoas. Nós, seres humanos, seres criados, queremos ter algum controle, e alguns de nós querem ter todo o controle. Nós queremos ditar nossas vidas, e viver sob nossas próprias regras. O Deus que a Bíblia apresenta é poderoso, o criador, e nada acontece no universo e em nossas vidas, sem a Sua aprovação.

2. A Descrição dos Seres Humanos é Muita Feia
A segunda razão para as pessoas não lerem a Bíblia é que os seres humanos são descritos como pecadores e totalmente depravados. Eles eram bons no começo, então veio a queda, e eles se tornaram fracos e rebeldes. A Bíblia não poupa nem as falhas dos seus herois. Ela mostra suas fraquezas não se importanto com quem eles são. As pessoas tem problemas em olhar para outros seres humanos que não tem amor, e são desagradáveis. Sim, nós somos desagradáveis e pecadores, e a Bíblia mostra quem nós somos.

3. A Solução para o Problema do Ser Humano É Muito Dolorosa
As pessoas amam ouvir as estórias de Jesus, Seus milagres, Seus ensinamentos sobre amar o próximo e os inimigos, etc. Mas quando chegam no Calvário, eles preferem pular, ou parar de ler. A solução proposta por Deus através da paixão, sofrimento, e crucificação de Jesus não é engolida facilmente. Uma vida pela vida, isto é o que a lei exige para se alcançar o perdão, não existe outra maneira. Mas as pessoas teem problemas com isto, e elas tentam simplificar ou ignorar totalmente.

4. A Salvação Oferecida É de Graça
A quarta razão para não ler é que a salvação oferecida na Bíblia é totalmente de graça. A salvação é pela graça e é recebida somente pela fé. As pessoas tem problemas com isso. Elas querem fazer alguma coisa para pagar pela sua salvação. Elas querem alcançar a salvação através de seus méritos. Elas querem ter participação na sua salvação, mas a Bíblia não nos dá nenhum espaço para isto. A Bíblia é clara ao afirmar que a salvação foi um ato de Deus por nós, e nos é oferecida gratuitamente. A única coisa que nós podemos fazer é estender nosssas mãos vazias e recebe-la pela fé.

5. O Salvador É Muito Exclusivista
Outra razão para que as pessoas usam para não ler a Bíblia é que ela apresenta um salvador exclusivo. Ainda que todas as religiões conhecidas no mundo sejam de uma forma ou de outra exclusivistas, o Cristianismo é considerado a mais exclusivista das religiões. No nosso atual clima cultural ser exclusivista está fora de moda. A idéia de que Jesus Cristo é “o Caminho, a Verdade, e a Vida,” afastará pessoas da Bíblia.

6. É Requerido dos Discípulos uma Mudança em Suas Vidas
Algumas pessoas lerão partes da Bíblia por curiosidade, por gosto, por interesses específicos, ou pela perspectiva histórica, mas quando eles tem que deixar a Bíblia ditar o seu comportamento, aí elas teem problemas. As pessoas não querem comprometer a sua liberdade e controle pelos ensinamentos de um livro. O Cristianismo demanda dos discípulos não somente que leiam as Escrituras, mas que vivam pelos seus ensinamentos. Isto explica porque algumas pessoas não querem ler a Bíblia.

7. A Punição do Injusto é Certa e Eterna
Finalmente, as pessoas não lerão a Bíblia porque elas não querem descobrir ou confirmar a existência de um Deus que é justo e a quem todos, sem excessão, prestarão contas um dia. A Bíblia deixa claro que um dia, grandes e pequenos, ricos e pobres, pretos e brancos, Brasileiros e estrangeiros, estarão diante de Deus e responderão por tudo que fizeram em suas vidas. As pessoas não gostam desta idéia. Elas querem acreditar que tudo vai ficar bem e que todos serão felizes.

Estas razões explicam porque as pessoas não leem a Bíblia, ou quando leem, são somente algumas partes selecionadas, para que assim elas não sejam incomodadas com estas idéias e temas que elas não gostam. Não deixe estas razões fazerem voce parar de ler a Bíblia. Ela é o livro mais precioso que nós temos. Muitas pessoas hoje em dia, ao redor do mundo, estão morrendo para ter este livro em suas mãos. Este livro pode mudar a sua vida, se voce somente abri-lo e le-lo, permitindo que ele penetre na sua mente, alma, e coração.
Tenha uma abençoada leitura,
Pastor Lucas

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas palavras!
O Senhor Jesus Cristo esta chegando.

Renato