quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Por Que Ler a Bíblia?



Se a Bíblia é tão grande, tão difícil, e tão velha, por que nós devemos lê-la? Muitas pessoas lutam com a ideia de lêr a Bíblia toda. Um pequeno verso aqui e alí vai, mas a Bíblia toda, é duro. Por causa disto nós ficamos pegando somente versículos que consideramos bons e que gostamos, e o resto nós empurramos pro lado. É crucial que entendamos que a Bíblia tem lições importantíssimas que nós todos devemos aprender - ainda que seja uma biblioteca com muitos livros, escritos num longo período de tempo e por muitos escritores. Ela tem um tema central que cruza toda a coleção de livros. É por isto que é tão importante ler a Bíblia toda. Voce não precisa começar a fazer isto se voce nunca leu a Bíblia antes, mas eventualmente voce tera que fazê-lo.
Aqui estão sete razões porque voce deveria ler a Bíblia:

1. Nela descobrimos quem Deus é
Nossa teologia nos diz que existem dois tipos de revelação, uma é natural e a outra é especial. A revelação natural é aquela que conhecemos a Deus através da natureza e da criação. A revelação especial vem das Escrituras, da Bíblia. É nela que nós aprenderemos sobre o carater de Deus, Seu poder, Seus planos, Sua providência, e Seu amor por nós.

2. Nela descobrimos como tudo começou
A segunda razão para ler a Bíblia é para aprender como Deus criou o universo, como tudo começou. Uma das maoires questões do ser humano é responder a pergunta: De onde viemos? Nós precisamos saber como tudo começou. Sem o passado nosso presente é escuro, e o nosso futuro é incerto.

3. Nela descobrimos quem nós somos
A terceira razão é descobrir a nossa identidade. Somos nós produtos do tempo e do acaso? Ou somos seres especiais criados por um Deus que cuida de nós, nos ama, e tem maravilhosos planos para a nossa vida? É na Bíblia que descobrimos quem nós somos.

4. Nela descobrimos porque o mundo está do jeito que está
Um dos maiores dilemas que enfrentamos, principalmente na nossa geração é: como chegamos nesta situação calamitosa em que nos encontramos? Por que tanta violência, ódio, e corrupção? A Bíblia tem a resposta para esta questão. E também tem a solução. Lendo a Bíblia nós descobrimos os passos que o ser humano tomou para nos colocar nesta terrível posição.

6. Nela descobrimos o que Deus fêz para restaurar todas as coisas
A Bíblia nos diz o que devemos fazer para receber a restauração que Deus providenciou para nós. Também nos diz sobre os passos que deveremos tomar na nossa jornada Cristã.

7. Nela descobrimos como tudo vai terminar
Finalmente, a Bíblia nos diz como as coisas vão terminar. É importante notar que eu  não mencionei “quando”. As pessoas hoje em dia, como em todas as gerações, estão procurando a data do fim. Jesus foi claro ao dizer que ninguém sabe do dia específico quando este mundo acabará, mas a Bíblia nos diz como ele acabará. Se voce é curioso ou curiosa, dê uma olhada.

Eu poderia mencionar muitas outras razões para voce ler a Bíblia. Mas eu acredito que estas são boas o suficiente para fazer voce começar a sua leitura. Portanto, pegue a sua Bíblia e comece a ler.

Nenhum comentário: