quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sete Passos Para Alcançar Paz Interior



Paz, provavelmente é a mercadoria mais procurada em nosso mundo hoje. Num tempo quando a violência é rampante, guerras de todos os tipos estão pipocando em tudo quanto é lugar. Pessoas pagariam qualquer preço para ter paz. Nós testemunhamos os mal sucedidos esforços dos paises, governos, das Nações Unidas, e dos líderes mundiais. O tipo de paz que nós queremos, infelizmente não é possível. Nós vivemos num mundo estragado com pessoas estragadas por todos os lados. Nós sempre teremos violência e guerras de um jeito ou de outro.
Se nós não podemos ter paz do lado de fora, nós deveríamos procurar ter paz dentro da gente. O que nós precisamos é aprender como viver neste mundo e ao mesmo tempo ter paz interior. A paz que não pode ser tirada de dentro de nós por nenhum tipo de violência ou guerra. Esta é a paz que nós estamos procurando.
Deixe-me compartilhar com você sete passos para alcançar este tipo de paz:

1 - Reconheça que existe um Deus que se preocupa com você
O primeiro passo é reconhecer que existe um Deus que se preocupa com você. Nós não acreditamos em Deismo, a filosofia que afirma que deus criou o universo, colocou algumas regras e leis, e o deixou. Nosso Deus é um Deus pessoal, um Deus presente, e um Deus que se preocupa com Sua criação. Jesus disse que “Deus amou o mundo...” Para ter paz interior você tem que reconhecer que Deus existe e se preocupa com você.

2 - Faça uma decisão de seguir Jesus e Seus ensinamentos
O segundo passo para alcançar paz interior é decidir seguir Jesus e Seus ensinamentos. Jesus disse, “Eu te dou minha paz...” Jesus tem o tipo de paz que nós precisamos para viver num mundo como este. Não é uma paz que depende de coisas exteriores. é a paz que vem de dentro. Quando eu sigo Jesus e Seus ensinamentos, eu aprendo a receber e experiementar esta paz.

3 - Separe um tempo para encontrar-se com Deus e Sua Palavra
O terceiro passo para alcançar paz interior é ter um tempo durante o nosso ocupado dia para encontrarmos com Deus e Sua Palavra. Através de oraçào e meditação na Palavra de Deus nós não somente aprenderemos sobre esta paz, mas nós encontraremos com Aquele que tem aquela paz, e nós permitiremos que Ele compartilhe conosco a Sua paz. Comece com alguns minutos e pouco a pouco aumente o tempo. Talvez você possa separar pequenos períodos de tempo durante o dia. E algumas vezes, quando as circunstancias exigirem, você deveria achar um lugar onde você possa ir para se acalmar e se encontrar com Deus.

4 - Remova maus hábitos da sua vida
O quarto passo é limpar a nossa vida, removendo nossos maus hábitos. Eu não estou falando somente sobre vícios, eu estou falando sobre qualquer coisa que você diz e faz que é negativo e errado. Mentir, fofocar, violência, agressão, impaciência, etc. Você me entende. Nós precisamos ter um plano para lidar com estes hábitos. quando você lê a Palavra de Deus você aprenderá sobre muitas coisas que você não deveria ter na sua vida. Você tem que ser honesto com Deus e pedir perdão, e pedir a Êle que te dê forças para lidar com estes hábitos. Me deixa dizer algo para você. Alguns destes hábitos sairão facilmente, alguns nós lutaremos com eles por muito tempo, e outros poucos, infelizmente, nos seguirão pelo resto de nossas vidas.

5 - Não permita que pensamentos negativos consigam o melhor da sua mente
O quinto passo é proteger os nossos pensamentos. Se nós queremos ter paz interior nós não devemos permitir que pensamentos negativos consigam o melhor de nossas mentes. Na carta aos Filipenses o apóstolo Paulo escreveu que nós deveríamos alimentar as nossas mentes com tudo que é bom. Quando nós fazemos isto nós empurramos para fora de nossas mentes os pensamentos negativos. Se você começar a pensar em algo que é ruim e negativo, tente direcionar a sua mente para longe destes pensamentos, e ao mesmo tempo tente trazer algo bom para dentro. Não deixe os pensamentos negativos tomar conta da sua mente. Aprenda a dizer não a eles.

6 - Reconcilie com pessoas que você ofendeu e que ofenderam você
O sexto passo para alcançar paz é lidar com ofensas. E quando eu digo ofensas eu quero dizer com pessoas que nos ofenderam e pessoas que nós ofendemos. Este é um dos mais difíceis passos nesta jornada, e aquele que pode causar mais ausência de paz em nossas vidas. Nós precisamos aprender a dizer, “Eu sinto muito, me perdoe.” E também nós precisamos aprender a perdoar, quando alguém que nos machucou nos pede perdão. Se nós nos disciplinarmos nos primeiros passos nós seremos capazes de lidar com este passo de uma forma melhor. Se não, nós ficaremos amargurados e não seremos capazes de reconhecer nossas falhas e ter humildade para pedir perdão. Deus com Sua graça e misericórdia é o único que pode nos ajudar.

7 - Fortaleça o relacionamento com pessoas que te edificam
O último passo para alcançar paz interior é achar, fazer amizade, e fortalecer o seu relacionamento com pessoas que te edificam. Muitas vezes nós vivemos, trabalhamos, e vamos a lugares onde as pessoas não nos ajudam a crescer em nossa vida interior. Muitas vezes nós não temos escolha. Mas toda vez que você puder escolher, escolha lugares e pessoas que te ajudarão a crescer. E quando você achar este tipo de gente aumente o seu relacionamento com elas, fazendo assim você terá um grupo que vai te apoiar, encorajar, e te edificar. Esta é a razão de termos igrejas, esta é a razão porque deveríamos participar em grupos pequenos onde nós podemos ser ajudados e ajudar alguém.

Eu sei que esta lista poderia ser maior, mas estes sete passos são um bom começo para você alcançar paz interior. Dê uma segunda olhada neles, e decida a começar algo para a sua vida interior agora.

Que Deus te abençoe e te ajude,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: