sábado, 8 de junho de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Domínio Próprio – Parte 1

Você se lembra de Come-Come? Sim, o Come-Come da Vila Sésamo. Ele é o garoto-propaganda da falta de autocontrole. Lembro-me de ver um vídeo onde ele nos diz o que faz para se controlar. Pelo menos ele tenta. Claro, que ele não consegue se conter e acaba comendo o biscoito.

Em Gálatas 5:22-23, Paulo nos dá o famoso fruto do Espírito. Um dos aspectos desse fruto é o domínio próprio. Eis o texto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Aqui estão os significados do Domínio próprio: 

Temperançater continência, a palavra significa autocontrole, segurando na mão as paixões e desejos. 

Autocontrole: O domínio dos próprios desejos, ou, como diz Platão, “um homem sendo seu próprio mestre”. 

Como você pode ver, o Domínio próprio é a virtude de quem domina seus desejos e paixões, especialmente seus apetites sensuais. Os crentes devem exercer autocontrole em todas as coisas, aplicando toda diligência, em sua fé para suprir o domínio próprio.

EM QUAIS ÁREAS DEVEMOS EXERCER O DOMÍNIO PRÓPRIO?

Vejamos algumas das áreas que devemos controlar.

1 – Controle suas paixões

A primeira área são as nossas paixões. Devemos controlar nossas paixões e desejos, especialmente os sexuais. Estamos vivendo um tempo em que as pessoas podem fazer e ser o que quiserem. Todo desejo é permitido e aceito.

Em 1Cor. 7:9 Paulo está escrevendo sobre o casamento, e ele diz aos homens que eles devem fazer como ele, viver como solteiros para servir ao Senhor em tempo integral. Mas se eles não pudessem se controlar, deveriam se casar. 

Eis o texto: “1Cor. 7:9 Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.”

As paixões sexuais devem estar sob controle. Deus tem regras específicas sobre isso em Sua Palavra, e os cristãos devem desenvolver esse tipo de controle.

Na carta aos Gálatas, Paulo lhes diz que nós, que pertencemos a Cristo, crucificamos nossa natureza pecaminosa com suas paixões e desejos. É claro que a cruz nos ajudará a ganhar domínio próprio sobre nossas paixões.

Eis o texto: “Gal. 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” 

A obra da cruz não é apenas para a nossa salvação pessoal, mas para a nossa santificação. A cruz afetará nossas paixões e desejos.

Finalmente, em Tito 2:11-12, Paulo diz que a salvação nos ensina a dizer NÃO à impiedade e às paixões mundanas. Desta forma, seremos capazes de viver uma vida autocontrolada nesta era atual.

Eis o texto: “Tito 2:11-12 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,”

O que Paulo está dizendo aqui é que essas paixões são usadas e abusadas pelo mundo, os não-cristãos, e nós, os cristãos, devemos dizer não a elas.

A ideia aqui é controlar as paixões que são contra as Leis de Deus e a Palavra de Deus, paixões que vêm de nossa natureza pecaminosa. Essas são as paixões e desejos que devem ser controlados.

A boa notícia é que a semente para esse controle, já está dentro de nós. 

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: