sábado, 15 de junho de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Mansidão – Parte 2

Quando se fala em mansidão, a maior dúvida é: como? Como devo me comportar com mansidão, mesmo quando não sou manso, ou não sinto vontade de ser manso. 

O Fruto do Espírito, é o caráter de Cristo implantado em nós pelo Espírito de Deus. Aqui estão eles: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23. A mansidão faz parte. Vejamos, então, como ela deve ser expressa.

2 – Deve se manifestar

A segunda lição que aprendemos sobre a mansidão é que ela deve se manifestar em nossas vidas, em muitas situações e nos relacionamentos.

Vou dar alguns exemplos:

A – O adorno das esposas cristãs

Em sua primeira carta, Pedro fala sobre aspectos importantes e práticos na vida cristã, um deles é o relacionamento entre casais. Eis o texto:

“1Pe 3:3-4 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.”

A gentileza deve se manifestar na vida de marido e mulher. Quantas brigas e lutas seriam evitadas na família se marido e mulher fossem gentis um com o outro.

B – Durante a disciplina

A Bíblia também nos diz que a gentileza deve ser manifestada durante a disciplina. Eis o texto:

“Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” 

Esta é outra área em que devemos demonstrar e manifestar gentileza, na disciplina. Neste texto, o apóstolo Paulo está ensinando a igreja a lidar com pessoas que pecaram e infringiram a lei e, por isso, merecem ser disciplinadas. Paulo é claro que a disciplina deve ser feita, mas com mansidão, brandura. 

Essa gentileza não deve se manifestar apenas na igreja, mas também nos lares. Muitas vezes, os pais disciplinam seus filhos quando eles estão muito chateados e irritados.

C – Compartilhando as Boas Novas

Outra maneira é no compartilhar das Boas Novas, a pregação do Evangelho. Pedro, em sua primeira carta, pediu aos cristãos que fossem gentis quando compartilhassem as boas novas. Eis o texto:

“1Pedro 3:15-16 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,” 

Pedro é claro quando escreve, devemos dar-lhes uma resposta pela razão de nossa esperança, mas devemos fazer isso não com animosidade, mas com gentileza e respeito.

D – Lidar com todos

Finalmente, Paulo nos diz que devemos manifestar gentileza para com todos. Eis o texto: 

“Tito 3:2 não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.”

A mansidão, faz parte do Fruto do Espírito, e está plantada dentro de cada um de nós. Só precisamos deixá-la crescer.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: