sábado, 20 de janeiro de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Amor – Parte 1

A maçã: a maçã tem sido usada para representar o amor. Talvez seja porque as pessoas acreditam que Eva comeu uma maçã e a deu a Adão. Pensam que a maçã era o fruto proibido, o fruto do amor.

Eles poderiam estar certos, no sentido de que, se a maçã fosse aquela fruta, ela representaria o amor, mas um tipo diferente de amor. Representaria um amor interesseiro, um amor egoísta. 

Eva comeu a fruta porque a fruta parecia boa, parecia deliciosa, e ela pensou que seria como Deus. Como você pode ver, eles não poderiam estar mais errados. Uma maçã não era a fruta; ninguém sabe que fruto era, mas Deus, Adão e Eva.

O amor é a primeira parte do fruto da lista de Paulo, Gálatas 5:22-23. Não é por acaso. Paulo quer que saibamos que o amor é o princípio de tudo. Em sua primeira carta a Timóteo, Paulo conecta o amor com Jesus Cristo, “1Timóteo 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” 

Não há vida cristã sem amor. O desafio para nós é conhecer o verdadeiro amor e o que ele significa.

Definição de Amor: A palavra amor no Novo Testamento tem alguns significados diferentes e interessantes.

Nos tempos do NT, três palavras para amor eram usadas pelo mundo de língua grega. O primeiro é o Eros, referindo-se ao amor erótico ou sexual.

A palavra Phileo (e seus cognatos) refere-se ao afeto terno, como para com um amigo ou membro da família.

A palavra ágape (e seu ágape cognato) raramente é usada no grego extra bíblico. Este amor foi usado pelos crentes para denotar o amor incondicional e especial de Deus. Envolve vontade e ação mais do que sentimentos. É esse amor que Paulo está mencionando aqui.

Vejamos que tipo de amor é esse:

1 – Um Amor Altruísta

O amor de Cristo não é um amor narcisista. É um amor que olha para fora de nós mesmos. Presta atenção às necessidades ao nosso redor. É um amor que serve a quem precisa, não importa se vamos receber uma recompensa por isso ou não. 

“Efésios 5:1-2 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; [2] e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”

É um amor para com:

A.   Deus

“Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.”

B.   Família

“Efésios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”

C.    Amigos

“João 11:3 Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” 

“João 11:5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.”

D.   Discípulos

“Romanos 14:15 Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.”

“1João 3:23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.”

E.    Pessoas que O rejeitaram

“Marcos 10:21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” 

F.    E até os inimigos

“Lucas 6:27-28 Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; [28] bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.”

“Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Sim, é um amor que coloca os outros em primeiro lugar. 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: