sábado, 23 de setembro de 2023

Crescendo amplamente através da Proclamação – Parte 4

Para algumas pessoas, compartilhar o Evangelho é um enorme desafio. Eles não sabem o que fazer ou como fazer. É claro que temos uma tendência natural para complicar as coisas.

Em Colossenses 4:2-6 Paulo está pedindo aos Colossenses que orem por ele para que ele possa anunciar a mensagem. Paulo também nos dá uma boa ideia sobre a proclamação e seus métodos.

1 – PROCLAMAÇÃO É EXPLICAÇÃO

A primeira coisa que Paulo menciona, e devemos entender é que o anúncio é uma explicação do que acreditamos. Nós apenas compartilhamos com a pessoa ou grupo nossa crença.

Eis o que Paulo escreveu aos Colossenses:

“Col. 4:3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;”

A.           É sobre Cristo – Este versículo nos diz que é uma explicação sobre Cristo. Não se trata da nossa religião, denominação, nem mesmo da nossa igreja. É sobre Cristo, quem Ele é, o que Ele fez e como poderíamos ter um relacionamento com Ele.

B.            Deve ser clara – O outro aspecto é sobre clareza. Temos de encontrar uma forma de manter a proclamação descomplicada. Às vezes usamos todos os termos cristãos e jargõesteológicos, tornando a proclamação muito difícil de ser entendida.

C.           Deve ser uma conversa – Deve ser incorporado à nossa conversa. A palavra que Paulo usa aqui significa: “Conversa”. Os cristãos devem falar sobre seu Salvador, em modo de conversa. Não precisamos mudar nosso tom e linguagem para falar sobre nossa fé em Jesus. Não devemos ser “presunçosos”.

2 – PROCLAMAÇÃO APROVEITA OPORTUNIDADES

A segunda coisa que este texto nos diz sobre a proclamação é que devemos estar atentos às oportunidades que se abrem para nós diariamente.

Paulo nos diz que há dois tipos de oportunidades disponíveis para nós:

A.           Uma porta que Deus abre por causa da oração – O primeiro tipo de oportunidade é aquele em que todos participamos. Somos parte ativa do processo. ORAMOS para que a porta seja aberta. Todos podem fazer parte deste processo porque todos podem orar. Foi o que Paulo perguntou à igreja.

“Col. 4:3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra,”

B.            As que vem para nós – A segunda é sobre as oportunidades que virão para nós, e às vezes elas nos surpreendem. Paulo e Pedro nos dizem para estarmos preparados para essas ocasiões e “aproveitar ao máximo todas as oportunidades”.

“Col. 4:5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.”

Meu amigo, a proclamação é um dos aspectos mais importantes na vida de um cristão. Precisamos saber que não é apenas obra dos pregadores. Nesta passagem Paulo está escrevendo para uma igreja local, ele quer que todos os membros da igreja estejam envolvidos no ministério.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: