sábado, 2 de setembro de 2023

Crescendo Amplamente através da Proclamação – Parte 1

Alguns de vocês se lembram de um dos meus primeiros sermões, se não o primeiro aqui na Cocoa Presbyterian Church, quando usei óculos diferentes.

Os óculos nos ajudaram a ver as pessoas ao nosso redor de uma maneira diferente.

A ideia desse sermão é que nós, os cristãos, vemos as pessoas de uma maneira diferente.

A.           Os Óculos Escuros – Os Primeiros óculos são os escuros – não vemos nada, nem ninguém. Nós simplesmente os ignoramos. Às vezes usamos esses óculos para algum grupo específico de pessoas. Algumas pessoas usam esses óculos para classes sociais, cor, etnia e grupos econômicos. Eles não fazem parte do nosso grupo. Não os vejo.

B.            Os Óculos Azuis – Os segundos óculos são os azuis – com estes vemos todas as pessoas azuis. O azul é uma cor agradável; significa que todos estão bem. Ninguém tem problemas. Todo mundo está ótimo. Por isso, não precisamos fazer nada. Não há missão para nós, porque não há necessidade lá fora.

C.           Os Óculos Tortos – Os terceiros óculos são os tortos – com estes vemos todos distorcidos, tortos, e por isso acreditamos que eles não podem mudar. Não há esperança para eles. Por que devemos desperdiçar nosso tempo e dinheiro com pessoas que não podem e não vão mudar?

No meu sermão, falei sobre ver com os olhos de Jesus, a misericórdia e a graça.

Em Mateus 10:1-8, Jesus está conversando com os apóstolos. Ele nomeia os doze e os envia para sua primeira missão. Ele deu instruções específicas, sobre para onde ir, o que levar, como ministrar ao povo e o que dizer, a mensagem.

Se quisermos ser bem-sucedidos em nossa missão, precisamos aprender com Jesus e os apóstolos.

1 – DEFININDO NOSSO CAMPO MISSIONÁRIO

A primeira coisa que este texto nos ajuda a entender é o nosso campo missionário.

Existem três tipos diferentes de pessoas que precisam ouvir a mensagem de Jesus. Nós, como igreja, devemos ser capazes de identificá-las e adaptar a mensagem de forma apropriada para elas.

“Mateus 10:5-6 A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; [6] mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel;”

A.           Os gentios – O primeiro grupo mencionado aqui é o dos gentios – Os gentios representam aqueles que não têm conhecimento do cristianismo. Eles nunca ouviram falar de Jesus, da Bíblia e de qualquer outra coisa relacionada à nossa fé. No passado, eles estariam em um lugar estranho na Terra, mas agora, infelizmente, eles estão entre nós. Eles vão para a escola com nossos filhos, trabalham conosco na mesma empresa e são nossos vizinhos.

B.            Os samaritanos – O segundo grupo deste texto são os samaritanos – São pessoas que eram mistas, tinham a mesma origem e raiz, mas não acreditavam no que acreditamos. Eles sabem no que acreditamos, mas decidiram seguir outro caminho e rota em sua fé.

C.           As Ovelhas Perdidas de Israel – O último grupo que Jesus mencionou é o das Ovelhas Perdidas de Israel – São as que  acreditam nas mesmas coisas que nós cremos, costumavam ir à igreja, ainda têm um bom fundamento na fé cristã, algumas delas conhecem a Bíblia, mas por algum motivo não foram capazes de fazer conexões e o compromisso com Jesus e Sua igreja.

Como você pode ver, nós, os discípulos de Cristo e Sua igreja, temos muito trabalho a fazer.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: