sábado, 26 de novembro de 2022

Bem-Aventuranças: A felicidade que ninguém quer – Aqueles que são perseguidos por Jesus – Parte 3

          Meus amigos, Jesus deixou claro aos Seus discípulos que eles seriam perseguidos. Os outros autores do Novo Testamento tomaram o mesmo caminho, escrevendo às igrejas que enfrentariam perseguição por causa de sua fé. 

Neste terceiro artigo, aprenderemos o que Jesus e os apóstolos tinham a dizer sobre como lidar com a perseguição.

3 – COMO LIDAR COM A PERSEGUIÇÃO

Precisamos aprender a lidar com a perseguição. Precisamos saber que, se tivermos um compromisso com Cristo, seremos perseguidos. O importante aqui é saber o que devemos fazer quando vemos a perseguição chegando, ou estamos no meio dela.

A.            NÃO SE SURPREENDA – A primeira coisa que a Bíblia nos diz é que não devemos nos surpreender. Até agora você deve saber que está chegando.  Isto é o que Pedro disse“1Pedro 4:12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;”

B.            ORE POR AQUELES QUE O PERSEGUEM – A segunda coisa é orar por aqueles que o perseguem. Esta é a coisa certa a fazer e a coisa cristã a fazer. Rezai por eles.  Isto é o que Jesus disse“Mateus 5:44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;”

C.             ABENÇOE OS QUE VOS PERSEGUEM – A terceira coisa é abençoar os que vos perseguem. O texto é muito claro, abençoe e não amaldiçoe. O cristão tem uma atitude diferente na perseguição. Aqueles que nos perseguem devem ser abençoados.  Isto é o que Paulo escreveu“Rm 12:14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.”

D.            AGUENTE – A quarta coisa é suportá-lo, aguentar firme. Nós aguentamos, mesmo quando é doloroso. Nós nos colocamos nas mãos do Criador fiel, porque Ele cuidará de nós.  Paulo e Pedro enfatizam isso: 

1Coríntios 4:12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;”

“1Pedro 4:19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.”

E.            TESTIFIQUE – A quinta coisa a fazer é testificar, dar seu testemunho cristão. Esta será uma oportunidade maravilhosa para compartilharmos o Evangelho com aqueles que nos perseguem. Eles não entenderão no início, mas eventualmente verão que há algo diferente em nossas vidas.  Isto é o que Jesus disse“Lucas 21:12-13 – [12] Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; [13] e isto vos acontecerá para que deis testemunho.

F.            FUJA – A sexta coisa a fazer é fugir para outro lugar. Se você pode fazer issose você pode evitar ou deixar essa situação e lugar, faça-o. Você não precisa sofrer perseguição se a capacidade de sair estiver em suas mãos. A menos que o Senhor te oriente de outra forma.  Isto é o que Jesus disse aos discípulos“Mateus 10:23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem.”

“Mateus 23:34 Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade;”

A.            REGOZIJAI-VOS E ALEGRAI-VOS – A sétima coisa, diz a Palavra é, regozijai-vos e alegrai-vos. Somos participantes dos sofrimentos de Cristo. Estamos na direção certaestamos na companhia de grandes pessoas, como os profetas que sofreram por Cristo. Jesus disse“Mateus 5:12 Regozijai-vos e exultai,” E Pedro escreveu isto“1Pedro 4:13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”

Como você pode ver, meu amigo, nosso Senhor e Seus apóstolos queriam preparar a igreja para as provações que todo discípulo enfrentaria. 

Que Deus nos dê graça e força para sermos discípulos, não importa o preço.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: