sábado, 19 de setembro de 2020

Salmo 124 – O Senhor É Meu Defensor – Parte 1

 Você já se sentiu tão desesperado e indefeso que te fez pensar em desistir? Estou falando daquela situação quando você olha ao redor e não há ninguém por perto para ajudá-lo ou lutar com e por você. Todos nós passamos por esse tipo de experiência em nossas vidas, alguns de nós mais, outros menos, mas esse sentimento é universal. Quando somos cristãos, essa situação é aumentada.

É muito importante para nós entender que se quisermos seguir Jesus e nos comprometer com Ele seremos perseguidos. Às vezes, como vimos no Salmo 123, as pessoas vão fazer chacota de nós, o tipo de piada que tem a intenção de machucar e diminuir a pessoa.

O apóstolo Paulo alertou Timóteo sobre isso: “2 Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” Todos que quiserem ir à igreja, se comprometerem com o evangelho sofrerão algum tipo de oposição e perseguição. As pessoas vão rir no início; depois de um tempo elas vão ficar chateados, e então elas vão ficar com raiva.

É importante que entendamos que existe um sistema em vigor para lutar contra nossa fé e nosso compromisso com Deus e Sua igreja. Por causa disso, precisamos de um defensor. Precisamos de alguém que se venha e se coloque entre nossos agressores e nós.

Às vezes não somos atacados porque nossa vida cristã e nosso compromisso são tão fracos e pálidos que não incomodamos ninguém. Nosso cristianismo é tão pequeno que é quase invisível. Mas se decidirmos nos comprometer e começar a seguir e obedecer a Jesus, começaremos a ver alguma hostilidade.

Davi compôs o Salmo 124. Os estudiosos acreditam que ele fez este salmo quando foi ungido rei sobre Israel. Encontramos a história em 2 Samuel 5:17-25. Isto é o que o versículo 17 diz: “Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre Israel, subiram todos para prender a Davi; ouvindo-o, desceu Davi à fortaleza. 2 Samuel 5:17”

Essa foi a situação com Davi, ele foi ungido o novo rei de Israel e os filisteus decidiram atacá-lo. O texto diz que eles se espalharam por todo o lugar em uma demonstração de poder. A intenção deles era colocar medo no coração de Davi.

Davi procurou Deus e orou por vitória, e Deus lhe deu a vitória. Provavelmente foi depois da vitória que David escreveu este salmo.

Isso nos mostra que quando os inimigos souberem do nosso chamado, compromisso e desejo de servir a Deus, eles acamparão ao nosso redor e tentarão destruir nossa decisão ou a nós. É nesse momento que o Senhor será nosso defensor.

Meu amigo, nas próximas semanas aprenderemos lições importantes com este salmo maravilhoso, lições que nos encorajarão nos tempos em que enfrentamos oposição. Aprenderemos que não importa quem somos e quem são nossos inimigos, Deus, o Deus Todo-Poderoso, é o nosso defensor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: