quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Salmo 123 – Senhor, Eles Estão Fazendo Chacota de Mim – Parte 1

 Ser cristão hoje não é uma tarefa fácil. As pessoas não entendem e não aceitam a ideia de Deus, igreja, discipulado e compromisso. Por causa disso, eles fazem gozação dos que querem seguir Jesus e servi-Lo.


Estes são alguns dos nomes que os cristãos são chamados hoje em dia:

Quem você pensa que é, um cristão, um crente?

Vocês são todos contra se divertir

Sovaco santo

Direitistas

Malucos

Extremistas

Mente estreita

Loucos por Jesus

Fanáticos religiosos

Tolo

Louco

Ignorante

Provavelmente você já ouviu alguém chamar um crente de algo que não está aqui nesta lista, mas tem o mesmo efeito. O que devemos entender é que essa atitude não é nova. Não somos a primeira e única geração na história que está sofrendo esse tipo de ataque.

As pessoas aqui neste salmo têm o compromisso de viajar longas distâncias três vezes por ano para as festas sagradas em Jerusalém, e por isso estavam sofrendo todo tipo de desprezo e ridicularizarão.

As pessoas diziam a eles, entre outras coisas, “Deus deixou você ser conquistado e destruído e agora você está indo para Jerusalém para adorar?” “Deus não está te ajudando em nada, e você ainda vai à igreja?” “Você acha que você é melhor do que os outros?”

A primeira coisa que este salmo nos ajuda a entender é sobre os gozadores e suas ações.

O salmista nos diz quem são: “[3] ... pois estamos sobremodo fartos de desprezo. [4] A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.”

A primeira palavra que o salmista usa para descrevê-los é “dos que estão à sua vontade” a palavra usada é orgulhoso. Os orgulhosos são aqueles que não precisam de nada, pelo menos é o que pensam. Eles não precisam de Deus. Eles podem viver sem Deus e Sua Palavra. Eles são autossuficientes. Eles veem pessoas dispostas a sacrificar, doar e andar longas distâncias para servir a Deus, e reagem de forma negativa.

A próxima palavra usada para descrevê-los é soberbo. Em seus olhos eles não são apenas autossuficientes, eles também acreditam que sabem mais do que todos os outros. Para eles pessoas que acreditam em Deus e querem servi-lo são ignorantes e estúpidos.

A próxima coisa que o salmista nos ajuda a entender é sobre suas ações:

O primeiro é O Desprezo. O desprezo envolveria ódio e desrespeito. Eles desprezam qualquer um que discorde deles e suas crenças. Temos visto essa atitude crescendo ultimamente. Já vimos isso nas escolas e na arena pública. Se você tem uma opinião e crença diferente, você é tratado como uma pessoa de segunda classe. Infelizmente, essa atitude vai acabar em violência.

A segunda atitude é o escárnio. A ridicularizarão envolveria zombaria, desprezo e piadas. Os cristãos estão sofrendo isso em todo o mundo. É interessante que nos programas de TV não há problema em ridicularizar cristãos, mas não outras crenças. Estamos testemunhando uma temporada aberta a Cristo e sua igreja. Não se engane, as religiões organizadas fizeram muitas coisas erradas e algumas delas são até engraçadas, mas isso não é uma desculpa para as pessoas dizerem o que quiserem sobre Jesus, Deus, a Bíblia e o resto da igreja.

Como cristãos, precisamos entender que este é o mundo onde vivemos, e como o salmista; precisamos aprender a lidar com isso.

Meu amigo, talvez você tenha experimentado esse tipo de oposição em sua jornada, se assim for, este salmo pode ajudá-lo.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: