sábado, 12 de setembro de 2020

Salmo 123 – Senhor, Eles Estão Fazendo Chacota de Mim – Parte 2

 “Eu não levo desaforo para casa!” Este é um ditado brasileiro que significa: “Eu não levo afronta ou insultos para casa!” O significado é se você me diz algo que eu não gosto ou me ofende; resolveremos isso imediatamente, antes que eu vá para casa. Não irei para casa carregando a afronta.

Infelizmente, essa atitude está se tornando comum e aceita entre os cristãos. Estamos apenas reagindo às pessoas que fazem chacota de nós com a mesma agressividade e beligerância que vemos no mundo, entre pessoas que não conhecem o Senhor.

Qual deve ser nossa reação quando alguém faz chacota de nós e tenta nos derrubar ridicularizando-nos por causa de nossa fé e dedicação ao Senhor e à Sua igreja? 

No Salmo 123 aprendemos A Atitude Certa dos Crentes. Os insultos poderiam vir de pessoas próximas a eles ou poderiam vir de pessoas que eles encontravam no seu caminho para o templo. O salmista também nos ajuda a ter a atitude certa quando enfrentamos esse tipo de situação. Isto é o que ele escreveu:

“Salmo 123:1-2 A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos! Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até que se compadeça de nós.”

A primeira atitude é confiar em Deus. O salmista diz que Deus é soberano; Seu trono está no Céu. Ele é o Senhor e também Ele é misericordioso. Por causa disso, podemos confiar nEle.

A segunda atitude é perseverar humildemente. Isso é o que devemos esperar de um cristão, uma humilde perseverança. O salmista se compara com escravos e a empregada, esperando que seu mestre e sua patroa respondam. Ele também diz que eles suportaram todas essas coisas. A ideia não é começar uma briga, mas esperar pelo Senhor.

Finalmente, devemos orar por misericórdia. Seremos capazes de sofrer esse tipo de desprezo e piadas com oração. Devemos orar por misericórdia. Temos que pedir a Deus para ter misericórdia e nos ajudar a sobreviver a esses ataques. Deus é o único que pode nos ajudar durante tempos como estes.

Veja o que a Bíblia diz sobre Jesus na pior situação:

“1Pedro 2:21-23 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,”

Porque somos cristãos e crentes, seremos ofendidos. As pessoas vão fazer gozação e chacota de nós. Eles vão nos colocar apelidos ofensivos na gente. Por causa disso, temos que ter a atitude certa. Precisamos orar por misericórdia, humildemente perseverar, e confiar em Deus.

Não se esqueça, Ele cuidará de você e Ele cuidará daqueles que fazem chacota de você.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: