sexta-feira, 3 de abril de 2020

Caminhando nos passos de Jesus através da Temporada da Quaresma – Enfrentando Lutas

Estamos observando há algum tempo, um novo tipo de cristianismo emergindo, um cristianismo onde todos os problemas são resolvidos, um cristianismo sem lutas um cristianismo onde os cristãos são curados, ricos e felizes. Infelizmente, quando lemos o Novo Testamento, e especificamente os Evangelhos, encontramos um cristianismo totalmente diferente.
A experiência que Jesus teve no início de Seu ministério é uma ilustração disso. Aqui está como Marcos conta a história: “Marcos 1:12-13 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.”
Quando pensamos em Jesus caminhando ou ficando 40 dias no deserto, não podemos imaginar o quão difícil deve ter sido essa experiência. Um deserto, por natureza, é um lugar nada auspicioso. Não sabemos muito sobre esse tempo, apenas alguns versos, com uma vaga descrição.
Estou revisitando recentemente o Senhor dos Anéis e me lembrei que mesmo Frodo Baggins quando ele foi em sua jornada, tinha à sua disposição a "Luz de Earendil" – aquela pequena garrafa de cristal que poderia emitir uma luz brilhante na escuridão. Ele também tinha o "Sting", a antiga lâmina, que brilhava azul com a presença de Orcs ou duendes. 
Jesus não tinha isso. Não, Jesus não tinha nenhum truque mágico; Ele estava lá sozinho, no escuro, em um deserto, sem comida, com animais selvagens, e Satanás. Não foi fácil, não foi bonito, e com certeza não era seguro.
Às vezes adoraríamos que nossa vida cristã fosse agradável, suave, sem problemas e atritos. Infelizmente, não foi isso que Jesus nos disse. Ele foi muito claro que, por sermos seus seguidores, enfrentaríamos lutas, perseguições e seríamos privados de muitas coisas.
Aqui estão alguns textos onde Jesus estabelece essas ideias aos Seus discípulos de uma forma muito clara: “João 15:20-21 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.” E no próximo capítulo: “João 16:2-4 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.”
O desafio para nós não é que não conheçamos esses textos e outros como eles; nós apenas temos dificuldade em aceitá-los. Não gostamos de lê-los, não gostamos de pensar neles, e não gostamos de experimentar qualquer tipo de luta em nossas vidas. Alguns de nós vivem uma vida cristã em total negação. Achamos que sofrimento e lutas são exceções de uma boa vida cristã, mas estamos errados, não são exceções, são a regra.
A quaresma tem essa habilidade especial de nos trazer de volta à realidade.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: